Enem 2022: aliar revisão direcionada com descanso pode ser decisivo na reta final de preparação

A dica dos professores é focar em questões de provas passadas e procurar começar a desacelerar o ritmo de estudo nas semanas que antecedem o teste

Camila Azevedo

Faltando três semanas para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, o indicado por professores que atuam na preparação dos alunos para as avaliações é que o momento de reta final seja um equilíbrio entre descanso e revisões focadas em questões já abordadas anteriormente. O Pará teve cerca de 199.843 inscrições na edição deste ano da prova, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Assim, os dias que faltam até 13 de novembro, data em que os testes começam, estão sendo acompanhados de preparativos. 

VEJA MAIS

image Enem 2022: professor da área de ciências da natureza explica como lidar com a reta final de revisão
Ondulatória, eletricidade e mecânica estão entre os assuntos mais abordados nas questões de Física

image Enem 2022: professor explica a importância de identificar últimos déficits antes da redação
Cronometrar o tempo em que todo o processo, até a finalização do texto, é feito é importante para não negligenciar as outras áreas do conhecimento

image Enem 2022: prova de linguagens exige leitura abrangente e cuidados com distratores
São 45 questões, sendo que dessas, 5 são destinadas para língua estrangeira; a dica dada por professores é ler com atenção e eliminar os itens que não condizem com a pergunta

O ideal, de acordo com os docentes, é começar a desacelerar o ritmo a partir da semana que antecede o início das provas. “Eu aconselho os alunos a relaxar um pouco essa turbina de assuntos que eles têm todos os dias. Comece a sair e se divertir para que, no dia da prova, a mente esteja saudável”, diz Dimitri Oliveira, professor de redação. 

Fazer uma revisão geral no último dia não é aconselhável. “Isso vai manter o aluno mais estressado e ansioso, ele pode ver um assunto que não estava dominando e vai querer resolver na última noite. Pode atrapalhar o sono, a rotina no dia da prova. Dormir no mínimo  7h, se alimentar bem, não comer nada muito pesado, levar comida e água também é fundamental”, finaliza o professor. 

Francisco Guimarães, docente de língua portuguesa, aconselha que manter a calma e acreditar no potencial são boas formas de levar o dia a dia até as provas. “Principalmente aquele candidato que estudou muito, com afinco, com responsabilidade, que abraçou a causa. Tem que acreditar que vai obter um ótimo desempenho. Eu colocaria assim, perseverança no que diz respeito à confiabilidade”, diz. 

Noite que antecede o Enem deve ser de descanso, diz professor

Reginaldo Rodrigues, professor de física, orienta que procurar estudo na noite anterior à prova não ajuda. “No dia, fundamentalmente, é bom ter descansado na noite anterior, a gente sabe que é bem difícil. Nada de ficar estudando, vendo revisão, resolvendo prova na noite anterior. Na minha concepção, isso não ajuda, pelo contrário, pode trazer mais pressão para o aluno. É aquele básico, identificar no dia anterior, se possível, os documentos necessários, canetas, levar mais de uma água, alguma coisa leve para comer”, finaliza. 

Rotina de revisão com foco é decisiva

Com o nervosismo estando presente em boa parte dos dias que antecedem o vestibular, João Guilherme Martins, aluno do terceiro ano do ensino médio, procura formas de continuar no ritmo e respeitar os limites do período. O aluno de 17 anos está em busca da sonhada vaga no curso de engenharia da computação. Para isso, a estratégia adotada foi o foco em assuntos com dificuldades identificadas. 

image João Guilherme sonha com o curso de engenharia da computação e ali disciplina com descanso na reta final de preparação para o Enem (Igor Mota / O Liberal)

“Nessa reta final, eu estou mais revisando os conteúdos, fazendo provas antigas. Está sendo cansativo, mas tenho ido. A gente tem que tentar fazer as coisas. Tenho um pouco mais de dificuldade em biologia. Então, vejo quais são meus erros e tento consertar com base nisso. Se errei mais coisas de ecologia, vou estudar mais de ecologia, que é um conteúdo que cai muito no Enem”, detalha João Guilherme. 

A disciplina adotada ao longo dos anos de preparação ganhou, também, um novo alvo: o respeito pelo momento de descansar. “Como tem dias que eu chego mais tarde e mais cedo em casa, eu determino um único horário [para estudar]. Mesmo que eu chegue mais tarde, eu sei que é nesse horário que vou começar. Então, procuro fazer umas pausas, assistir algumas coisas. É importante, se não eu não consigo render bem no estudo”, conclui. 

O que levar no dia da prova

É obrigatório

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
  • Documento de identificação válido, físico ou digital;
  • Máscara de proteção contra a convid-19, exceto nos estados ou municípios onde o uso da máscara para prevenção em local fechado esteja liberado por decreto.

É aconselhável

  • Cartão de Confirmação de Inscrição
  • Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar a presença no exame).

Cronograma de horários

1º domingo

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término: 19h

2º domingo

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término: 18h30.
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM