Em meio a belezas naturais e problemas urbanos crônicos, Outeiro completa 130 anos nesta sexta-feira

Distrito de Belém, a ilha tem belas praias, mas também acumula ruas esburacadas e com lama

Dilson Pimentel
fonte

A ilha de Caratateua, mais conhecida como Ilha de Outeiro, completa 130 anos nesta sexta-feira (14). Distrito administrativo de Belém, Outeiro tem suas contradições diárias. De um lado, as belezas naturais da ilha, com suas belas praias e muitos pontos turísticos, o que atrai moradores da capital.

Do outro, problemas urbanos crônicos nas áreas de saneamento básico, transporte público e turismo. Na manhã desta quinta-feira (13), o militar da Aeronáutica Moacir da Trindade Farias, 67 anos, aproveitou a calmaria na praia Grande, uma das mais frequentadas da ilha. Sentado em uma cadeira de praia, ele contemplava a natureza.

Morador da ilha há 11 anos, disse que gosta muito de praia, principalmente a praia Grande. “Não consigo morar longe do mar. Adoro natureza”, disse Moacir. “Pelo menos três vezes na semana eu estou aqui pegando sol”, afirmou. Mas gosta quando há pouco movimento, como ocorreu nesta quinta-feira. “No domingo eu não venho aqui. Muito lotado”, disse.

Mas, para melhorar a vida dos moradores, o miitar disse que as ruas deveriam ser asfaltadas. “Uma faculdade aqui seria ótimo. Aí, sim, teria desenvolvimento”, afirmou Moacir. Em sua opinião, também deveria haver investimentos no transporte público.

A dona de casa e artesã Valdirene da Silva de Andrade, 56 anos, também aproveitou a tranquilidade da manhã nublada para fazer uma caminhada pela praia Grande. Há mais de 20 anos morando na ilha, ela afirmou que gosta de “praticamente tudo” em Outeiro.

VEJA TAMBÉM:

image Moradores de Outeiro reclamam da qualidade dos ônibus que circulam na Ilha
Poucos coletivos, horários inadequados, falta de higiene: tudo piorou durante a pandemia, diz a população

image Moradores de Outeiro fazem manifestação e fecham a entrada da ilha
Protesto seria motivado por uma suposta mudança em final da linha de ônibus. Prefeitura nega a informação.

image Veranistas lotam praias de Outeiro no primeiro domingo após liberação parcial da ponte
Comerciantes da ilha, enfim, podem esperar melhoras nas vendas; previsão é que liberação total ocorra em setembro

image A aposentada Elisa Cabral, 60, mora na rua das Margaridas, onde o marido dela, Antonio Andrade, 70 anos, e outros moradores construíram uma ponte de madeira para facilitar o deslocamento das pessoas: “A situação da nossa rua está péssima” (Ivan Duarte/O Liberal)

"É um bom lugar para criar os filhos", diz moradora

“É um bom lugar para o lazer e para criar os filhos. Pelo menos eu criei meus dois filhos muito bem aqui”, disse. “Também tem a praia pra gente fazer exercício”, contou. Valdirene disse que também gosta da beleza da natureza de Outeiro.

Mas gostaria que as ruas fossem “ajeitadas”, o que melhoraria bastante a vida dos moradores. Mesmo assim, afirmou que não trocaria Outeiro por nenhum outro lugar. “Só saio daqui para o cemitério”, brincou. No entanto, basta percorrer um pouco a ilha para perceber os problemas enfrentados diariamente pela população.

Lama, buracos e matos tomam conta da rua das Margaridas, cuja via principal é a BL 10 (também conhecida como Rua da Balsa), no bairro da Brasília. A aposentada Elisa Cabral, 60, mora na rua das Margaridas, onde o marido dela, Antonio Andrade, 70 anos, e outros moradores construíram uma ponte de madeira para facilitar o deslocamento das pessoas.

Mesmo assim, a ponte é cercada de muito mato. Dona Elisa disse que, quando está chovendo muito, carros de aplicativo não entram na rua. “Aí, a gente tem que dar o nosso jeitinho brasileiro. Tem que esperar lá (na via principal)”, afirmou ela, que mora no local há 25 anos. “A situação da nossa rua está péssima”, afirmou.

Moradores da rua da Harmonia sofrem com situação precária da via

Outra via crítica é a rua da Harmonia, cuja via principal é a avenida Nossa Senhora Conceição, no bairro São João do Outeiro. O motorista Alan da Silva, 44 anos, disse que os moradores fazem uma coleta para fazer serviços de limpeza. Também recebem doações de aterro para amenizar a situação da rua.

“Essa rua está nessa situação há praticamente 15 anos”, afirmou. “O poder público não passa aqui. E, quando passa, só olha. Praticamente estamos nesse abandono aqui”, lamentou. Alan disse que, quando chove, a rua alaga e os moradores ficam “ilhados”. A reportagem também encontrou uma grande quantidade de entulhos depositada no final da rua Militão Coutinho, já próximo ao calçadão da praia Grande.

image Grande quantidade de entulhos depositada no final da rua Militão Coutinho, já próximo ao calçadão da praia Grande, em Outeiro (Ivan Duarte/O Liberal)

O que diz a Prefeitura de Belém:

A Administração Regional de Outeiro (Arout) informa que uma das principais ações nesses 130 anos da ilha de Caratateua são os trabalhos de drenagem e pavimentação asfáltica da nova avenida Franklin de Menezes, que dá acesso à praia grande de Outeiro e são desenvolvidos a todo vapor mesmo neste período chuvoso.

Todos os dias trabalhos como limpeza, capinação, abertura de vala, retirada de entulho e coleta de lixo doméstico são desenvolvidos dentro do distrito, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). Além da manutenção nas luminárias e troca de lâmpadas, pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

No distrito de Outeiro são mais de sete vias públicas principais que passam de um quilômetro. A maioria com dois sentidos. Com isso, a administração de Outeiro solicitou junto à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) mais semáforos para evitar acidentes.

Na área da saúde, a Prefeitura conta com a Unidade Básica de Saúde de Urgência e Emergência 24 horas e seus anexos nos bairros do Fama, São João de Outeiro, Fidélis.

Para ajudar a fomentar a área do turismo e da gastronomia, evento importante no distrito foi o Gastronomia nas Ilhas que aconteceu no mês de janeiro de 2023, onde 16 restaurantes apresentaram uma culinária ímpar, e com um preço acessível a todos que prestigiaram as praias no período do festival gastronômico. 

Os grandes eventos que são proporcionados pela Prefeitura em períodos festivos fomentam a economia local e turismo dentro da ilha. Mas o período que mais atraí turistas e agitam as praias ficam por conta das férias escolares, no mês de julho, quando a Prefeitura realiza o Verão da Nossa Gente, com diversas ações.

Em relação às ruas citadas, a Arout informou que, além de seguir um cronograma de trabalho para as três mil ruas (segundo o último Censo) dentro do distrito, vai encaminhar equipe técnica. Diante do que for observado, vai reforçar a comunicação com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).

A Administração Regional do Outeiro tem a função de informar, solicitar e incluir no planejamento municipal as necessidades do distrito, assim como transporte, saúde e turismo. A Arout trabalha em parcerias com outros órgãos municipais para melhor funcionalidade dentro do distrito.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM