Círio de Miami: procissão com Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ocorrerá em novembro

O lançamento do Círio de Miami 2024 ocorreu na Igreja de Santa Catarina de Siena. Também teve apresentação do cartaz

Amanda Martins
fonte

A devoção ao Círio de Nazaré, que se originou em Belém e se fortalece todos os anos por todo o país, agora se expande novamente para os Estados Unidos. Pelo segundo ano, a procissão católica será realizada em solo americano, e, já tem data para ocorrer: 17 de novembro.  Neste domingo (23), foi realizado o lançamento do Círio de Miami 2024, na Igreja de Santa Catarina de Siena (Saint Catherine of Siena Catholic Church). No evento, também foi apresentado o cartaz oficial da manifestação religiosa, que este ano tem como tema “Perseverar na Oração com Maria, Mãe de Jesus". A escolha do tema segue a orientação da Arquidiocese de Belém, unificando a mensagem da igreja entre o Brasil e os EUA.

Em 2023, a Imagem Peregrina visitou os Estados Unidos pela primeira vez, para dar conforto e esperança aos imigrantes brasileiros e às comunidades católicas da região. Durante cinco dias, a comitiva vinda de Belém, formada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), Guardas de Nazaré e pelo Pe. Francisco Cavalcante, realizou uma intensa agenda. Ao todo, foram nove visitações em paróquias e instituições nos condados de Miami-Dade e Broward, permitindo que mais de mil pessoas estivessem próximas à Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. 

image O idealizador do Círio de Miami, o publicitário paraense Carlos Waldney, está entusiasmado com a segunda edição do evento nos Estados Unidos (Arquivo pessoal)

O  idealizador do Círio de Miami, o publicitário paraense Carlos Waldney, está entusiasmado com a segunda edição do evento nos Estados Unidos. Segundo ele, o evento que ocorreu neste domingo marca o início de uma jornada que incluirá visitas a diversas cidades, como Fort Myers, Tampa, Orlando, Margate, Weston, Delray Beach, Boston, Doral e Miami Beach, além das comunidades locais e paróquias de Miami.

"Estamos ansiosos e muito gratos pelo segundo ano. No ano passado, foi emocionante realizar o primeiro Círio fora do Brasil, e este ano esperamos uma repercussão ainda maior devido à antecipação na divulgação. Em 2023, tivemos menos de 30 dias para promover o evento; agora, estamos preparados com quase quatro meses de antecedência", comentou Carlos.

A agenda inicial das visitações da Imagem Peregrina focará em áreas com alta concentração de brasileiros, com especial atenção para a Flórida, que possui a segunda maior comunidade brasileira nos EUA. "Vamos também fazer uma visita especial a Ave Maria, uma cidade próxima, fundada com base na devoção a Nossa Senhora", acrescentou o idealizador.

Para ele, a importância de trazer a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, atrelada à devoção, para os Estados Unidos vai além das fronteiras físicas. "É uma devoção que une pessoas de várias partes do Brasil e do mundo. A fé em Nossa Senhora de Nazaré é um alicerce espiritual que nos fortalece, especialmente em um país com diferentes desafios culturais e comunitários”, afirmou Carlos.

O tema deste ano foi escolhido para unificar a mensagem entre Miami e Belém, seguindo as diretrizes da Arquidiocese. Carlos destacou a expectativa de difundir essa mensagem com ainda mais impacto este ano: "Queremos fortalecer a devoção e ampliar seu alcance”.

Desde sua chegada aos EUA há dois anos e meio, Carlos tem visto um feedback positivo da comunidade. "O interesse e a participação nas missas e eventos relacionados a Nossa Senhora de Nazaré têm sido fantásticos. As pessoas estão ansiosas pelo segundo Círio, perguntam sobre datas e como participar. Isso nos motiva a continuar esse trabalho”, disse. 

Entenda o cartaz do Círio de Miami

image Imagem mostra o cartaz do Círio de Miami deste ano. (Foto: Divulgação)

O objetivo principal desta obra é destacar Maria, em primeiro plano, refletindo seus significados, incluindo sua importância na história da salvação, na vida de Jesus e na vida espiritual dos fiéis. As cores amarelo, azul e vermelho, presentes de forma sutil e harmoniosa na composição, simbolizam a união divina entre Estados Unidos e Brasil. 

Neste contexto, foram incluídos elementos que, além de embelezar a presença de Maria, enriquecem a obra com significados profundos que revelam a grandeza desta devoção. A presença dos anjos voltados para Maria em posição de oração simboliza que os anjos também são mensageiros dos anseios de cada um. É através da oração que há conexão com os anjos, com Maria e com Jesus. Durante as Missas, especialmente no prefácio, a liturgia faz referência aos anjos, destacando sua participação contínua na adoração a Deus e unindo a adoração terrestre com a celeste. Em essência, os anjos representam também, em oração com Maria.

As nuvens em formatos circulares, destacando Maria e criando uma áurea divina em torno de sua imagem, revelam diversos significados intrínsecos. Entre eles, simbolizam a ascensão de Jesus ao céu, quando subiu em meio às nuvens, representando seu retorno à glória celeste e sua entrada na esfera divina. Além disso, as nuvens são vistas como o ponto de encontro entre Deus e a humanidade, simbolizando a interseção entre o divino e o humano, onde Deus revela Sua vontade e estabelece Sua aliança com o povo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM