Belém terá o primeiro parque linear do Pará com homenagem a padre da paróquia de Aparecida

Parque "Padre João Maria Van Doren" trará a memória ao pároco que fez um voto de pobreza e era um atuante membro da comunidade do bairro da Pedreira

João Thiago Dias / O Liberal
fonte

Moradores do bairro da Pedreira, em Belém, já estão ansiosos pela criação do primeiro parque linear da capital, que contará com espaços públicos de cultura, esporte, lazer e oportunidade de geração de renda e trabalho. Anunciado pela Prefeitura de Belém no último dia 24 de novembro, o parque será construído na avenida Antônio Everdosa, entre as travessas Timbó e Alferes Costa, na Pedreira, como demanda escolhida como prioridade pelos próprios moradores, no Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado.

No Orçamento Municipal de 2002, já está alocada a verba de R$ 1,1 milhão para o início da obra, conforme explicou a Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep). "O projeto arquitetônico só vai ser feito em 2022, com o novo orçamento aprovado. Os moradores vão opinar sobre o projeto arquitetônico urbanístico", pontuou. A Câmara Municipal tem até o dia 14 de dezembro para aprovar o orçamento. 

O Fórum de Lideranças do Bairro da Pedreira, que congrega cerca de 70 representantes de várias entidades comunitárias, movimentos culturais e lideranças, formalizou a proposta do parque. De acordo com o projeto apresentado à prefeitura, a iniciativa tem como mérito, entre outros, o impacto social em uma área de vulnerabilidade social. E reflete o pensamento de que a cidade deve estar a serviço do povo.

Diversos equipamentos públicos poderão ser instalados, a exemplo: quadra poliesportiva, pista de cooper, pista de skate, ciclovia, quiosque para vendas, brinquedos infantis, lixeiras para coleta seletiva, anfiteatro, horta comunitária, espaço multiuso para atividades culturais, área verde, espaços de convivência e outros, incluindo acessibilidade para pessoas com deficiência ou com limitações.

Segundo o funcionário público Augusto Reis (Guto), membro da coordenação do fórum, o canteiro central da avenida deve ficar mais largo para receber a obra. Ele mencionou que a Pedreira é um dos bairros com menor cobertura verde da cidade. E o desenho de suas vias, mesmo com a intervenção da macrodrenagem da Bacia do Una, apresenta limitações para a ampliação dessa cobertura, pois, em geral, as vias não contam com espaços apropriados para o plantio. 

"Temos várias demandas, mas essa foi escolhida como prioridade. Definimos aqui porque é uma área que não tem muitos equipamentos públicos para usar. É próximo de canais e tem histórico de violência, principalmente contra os jovens. Precisamos causar um impacto social nessa área, para garantir o lazer, a educação e a cultura", comentou Guto.

Leni Campelo, moradora da Pedreira e conselheira da setorial Bacia do Una, disse que a comunidade quer uma cidade para todos e não para poucos. "O parque linear é uma conquista dos moradores da Pedreira, que decidiram no dia 6 de outubro pela Antônio Everdosa. Não estamos defendendo uma rua, mas queremos garantir o impacto social que vai causar na vida das pessoas. A avenida já é um espaço largo, de pouco escoamento do trânsito e de altíssima vulnerabilidade”, reforçou.

Os parques lineares têm comprimento maior que a largura, formando uma “linha” de área verde. Eles são construídos paralelamente a cursos d’água, como rios e córregos, acompanhando seus trajetos. A arquiteta e urbanista Rosiris Mendes, que também faz parte da coordenação do fórum, explicou como deve ser a implementação no bairro.

"Parque linear sempre segue uma linha. Normalmente, são feitos às margens de canais, de espelhos d'água. O nosso vai ter uma significação diferente. Um dos objetivos é fazer com que tenhamos uma área verde que possa atender a população mais vulnerável do bairro da Pedreira. A Antônio Everdosa fica numa delimitação com avenida Pedro Miranda para um lado e Rua Nova para o outro, além do Canal do Galo. São áreas altamente vulneráveis", disse.

image O parque que homenageia o padre João Maria Von Doren será na rua Antônio Everdosa e deve ressignificar a via (Cristino Martins / O Liberal)

Homenagem ao padre João Maria

"Padre João Maria Van Doren" deve ser o nome do primeiro parque linear de Belém. Ele faleceu no dia 2 de julho de 2020, aos 89 anos, na Holanda, após mais de 30 anos de história como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro da Pedreira. De acordo com moradores da localidade, o religioso era bastante conhecido pelos gestos de caridade e pelo apoio aos movimentos sociais.

O legado deixado pelo padre é foco do "Projeto Memorial do Padre João Maria Van Doren", que deve realizar 27 lives, conforme explicou Sinval Santos, um dos responsáveis pela iniciativa. "É a contação da história dele por meio de registros gerados em lives no Facebook. Já fizemos uma no início de novembro. A próxima deve ser em janeiro. A equipe deste memorial é constituída por cinco pessoas que eram militantes da Aparecida e próximas ao padre nos anos 80. Estamos na ativa tentando fazer esse resgate", explicou 

A ideia é unificar o conteúdo das lives para produzir um documentário. "Contar a história, desde cada pastoral que ele criou e fez parte e desde a casa dele, na periferia, próximo de onde será criado o parque linear. Pessoas diferentes falando dessas situações. O primeiro episódio, disponível no Facebook 'Rosalba Araujo', fez um resumo geral sobre a vida dele. Por fim, queremos pegar fotos, vídeos e depoimentos para montar um documentário", adiantou Sinval.

Segundo o integrante do memorial, padre João era uma figura acessível, gentil e sorridente. "Sempre disposta a ajudar. Havia a demonstração clara de simplicidade, pois andava sempre de bicicleta e se recusou a morar em uma casa confortável no bairro do Marco para morar na Passagem Saldanha Marinho sobre palafitas, juntamente com a população carente", detalhou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM