Belém cria de 'Sala de Situação' para prevenir e combater casos de dengue
O espaço começará a funcionar tão logo seja publicada a portaria de criação da sala
Foi criada nesta quarta-feira (21) a “Sala de Situação do Controle e Combate à Dengue”, em Belém. O espaço começará a funcionar tão logo seja publicada a portaria de criação da sala, o que deve ocorrer nos próximos dias, segundo a Prefeitura de Belém.
VEJA MAIS
O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), onde funcionará a sala, com reuniões mensais entre as instituições parceiras, que farão avaliação periódica dos Boletins e Relatórios Epidemiológicos, Análise de Dados sobre Controle Vetorial e Relatório Entomológico.
“Nosso objetivo é elaborar estratégias integradas para conter o avanço dos casos de dengue e evitar o que vem ocorrendo em outras cidades brasileiras, neste ano. Temos que estar preparados, com outras secretarias e entidades, para não perder o controle e evitar o aumento de casos da doença em Belém”, destacou o chefe da Divisão de Controle de Endemias da Sesma, Alberto Rodrigues.
“São informações valiosas para traçar estratégias nas políticas públicas de prevenção e combate à dengue e outras doenças, como a zika e chikungunya. É o conhecimento e a força de trabalho, de forma integrada, para prevenção e redução de casos de doenças”, enfatiza o diretor operacional da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Jair Bezerra.
De acordo com o diretor, desde dezembro de 2021, a Sesan realiza oficinas sobre boas práticas de manejo de resíduos sólidos nas escolas municipais e comunidades de Belém. Cerca de 20 mil alunos já participaram das oficinas. A iniciativa é uma forma de mostrar à população que os cuidados com o meio ambiente ajudam a evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Mutirão
Desde o início do ano, a Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, vem realizando a campanha 2024 do Mutirão de Combate à Dengue. O primeiro ocorreu no dia 11 de janeiro, no bairro do Jurunas, e o segundo foi em 19 de janeiro, no bairro do Barreiro. Também foram realizados mutirões na Marambaia, Guamá, Cremação e nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci. A próxima ação será realizada na manhã desta sexta-feira (23), a partir das 8h, na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica Davi Miguel, na avenida Pedro Miranda, na Pedreira.
O mutirão antecipa a programação do desfile oficial de 25 agremiações carnavalescas, incluindo as escolas de samba dos 2º e 3º grupos, neste fim de semana, na capital paraense.
No entorno da Aldeia Cabana, 65 agentes de combate às endemias e o Corpo de Bombeiros estarão a postos para abordagem em residências, prédios públicos e privados, para orientações, identificação de sintomas e eliminação de focos da dengue.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA