'Aviva' e 'Renovai-vos' reforçam fé na juventude católica em Belém
Jovens e adultos participam da eventos no Centur e na Uepa
Entre os eventos organizados pela Arquidiocese de Belém para o feriado de Carnaval, dois tiveram destaque nesta segunda-feira (4): o Aviva, no Centur, e o Renovai-vos, no Ginásio da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Em ambos, jovens e adultos expressaram sua fé em Deus para concretizar um mundo mais fraterno.
No Aviva, organizado pela Comunidade Cristo Alegria, o bispo auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, incentivou a participação dos jovens no evento e conclamou a sociedade a valorizar os meninos e meninas. No Renovai-vos, da Comunidade Maíra, os participantes contaram a com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma do Círio.
"Em um evento como esse, os jovens experimentam que juntos são mais fortes, que juntos podemos melhorar muitas coisas na sociedade, superar problemas. Os jovens não estão aqui por acaso, eles sonham, têm ideais e nós precisamos apoiar a juventude, devemos escutar as ideias dos jovens com perspectivas novas", afirmou Dom Irineu.
O fundador e idealizador do evento, diácono Emanuel Duarte, destacou que o tema de 2019 foi "Primeiro, o Reino", em relação direta com a verdadeira alegria que vem do Cristo e não do uso de álcool e drogas. "Essa alegria fica para sempre, não passa", completou.
"É minha primeira vez e me sinto bem acolhida aqui, para ter uma visão positiva da vida dada por Deus", afirmou a estudante Adriane Santos, 14 anos. A analista de sistemas Andréia Soares, 40 anos, vindo de Brasília (DF), revelou: "Eu vim me contagiar com a energia dos jovens".
Francisca de Assis Carvalho, servidora pública aposentada, 67 anos, participa do evento Renovai-vos desde a primeira edição, ou seja, há 29 anos. "Eu participo desde quando era na quadra do Colégio Nazaré e digo que vale muito a pena, porque é um calmante diante de tantos desafios na nossa vida".
Com 10 mil participantes e o tema " Eis que faço novas todas as coisas", o Renovai-vos começou no sábado (2) e prosseguirá até esta terça-feira (5), como o evento católico mais antigo da Arquidiocese de Belém no feriado de Carnaval.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA