Autismo: Mundo Azul realiza ações com mães e filhos para combater o preconceito em Belém

Adesivagem de carros e caminhada na Praça Batista Campos marcaram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Belém

Fábio Will
fonte

Ocorreu na manhã deste domingo (2), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na Praça Batista Campos, em Belém, a tradicional caminhada pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Várias pessoas participaram da ação, que visa informar a população sobre como o autismo pode ser enfrentado, além de tentar diminuir os preconceitos que ocorrem todos os dias na capital paraense. Um dos grupos que estiveram na caminhada é o “Mundo Azul”, que é administrado através do whatsapp, mas que reúne mais de 400 mães com filhos autistas em Belém.

A psicóloga Eduarda Coutinho é uma das mães que possui um filho com autismo e que também é uma das administradoras do grupo “Mundo Azul”, no whatsaap. Em conversa com a equipe de O Liberal, Eduarda contou a importância de ações para que a sociedade conheça mais o assunto e de como diminuir o capacitismo, que afeta pessoas com autismo.

"Sempre digo que para conscientizar e espalhar informação, para mães de crianças autista são todos os dias. Nós sofremos preconceitos todos os dias, desde que colocamos os pés na rua, desde uma simples fila em um supermercado, quanto em escolas, que deveriam ensinar, acolher. Mas o dia 2 de abril é o dia em que a nossa causa ganha visibilidade, somos realmente vistos e aí é a hora de colocar para o maior número de pessoas possíveis, a importância da informação para a sociedade entender sobre pessoas que possuem o transtorno”, comentou.

VEJA MAIS

image Mães de crianças com deficiência enfrentam luta na busca por inclusão da família na rede de apoio
Mães que são tão admiradas por tudo que representam se dizem 'invisíveis' e sem voz; elas falam que sentem falta de políticas públicas voltadas para elas

image Como identificar sinais de autismo nas crianças
Pessoas com o transtorno apresentam dificuldade de interação social e alterações no comportamento

image Jovem artista paraense encontra na arte formas de lidar com autismo
Hadassa Hanna realizou uma mostra inspirada nas suas emoções, vivencias e dificuldades típicas do TEA

A caminhada juntou todas as associações, ongs e grupos que atendem crianças com autismo em Belém, todos pela mesma causa e buscando melhorias às crianças e também às mães. A manhã também foi de adesivagem de carros por parte do grupo Mundo Azul. Eduarda Coutinho citou a importância em não colocar as pessoas que possuem autismo na “mesma caixinha”, que cada criança autista possui uma dificuldade e que generalizar não é o caminho.

“Infelizmente sofremos muito preconceito de todas as formas e buscamos formas para que todos conheçam os transtornos. Eles [as crianças] não são iguais, cada pessoa típica é de um jeito diferente, não dá para colocar eles dentro de uma caixinha. Precisamos ampliar as informações, entendendo o que é o autismo, parece que nossos filhos são ‘bombas-relógio’, é só a pessoa querer entender a situação. Com isso, acreditamos que o preconceito diminua, que todos tenham os mesmos direitos, que possam estudar, ir ao cinema, academia, praticar esportes”, falou.

VEJA MAIS

image Academia de ginástica é condenada por discriminar menina autista
Professor impediu filha autista de ficar na sala enquanto a mãe fazia aula de fitdance

image Foto-livro traz o olhar da mãe sobre o filho com autismo
Vanessa Ribeiro registrou o pequeno Lucca, dos 3 aos 5 anos de idade. Ela abriu campanha de financiamento coletivo para publicação.

image Autismo: Lucas Welter descobriu nos ônibus um hobby, após diagnóstico de TEA
O universitário é busólogo; apaixonado pelo transporte público, conhece a história e todas as linhas de Santarém e Belém

Eduarda Coutinho é mãe de Matheus Viana, de sete anos e que é autista. Ela relatou momentos angustiantes que viveu ao tentar matricular o filho autista em uma escola. Para Eduarda foi a coisa mais triste que vivenciou na batalha diária que é encarar o preconceito com pessoas autistas.

“A negativa de matrícula foi algo que não nada agradável.  Você ligar, perguntar se a escola possui vaga, eles informam que tinham 18 vagas na escola, mas na hora de matricular, informam que não tem vaga para o teu filho por ele ser autista. Isso é muito triste, ter que ir na Defensoria Pública, via justiça, para teu filho ter a vaga por causa do autismo. Isso já me doeu muito”, contou.

image Senado aprova Lei Romeo Mion, voltada para pessoas com autismo
Texto cria Carteira Nacional de Identificação do Autista

image Paróquia realiza 1ª Missa Inclusiva para autistas e pessoas com deficiência, em Belém
Celebração adaptada contou com cerca de 60 pessoas com deficiência física, visual, auditiva e também autistas

image A importância do diagnóstico precoce e acompanhamento médico constante da criança autista
Consultas e terapia com equipe multidisciplinar são fundamentais para o tratamento do autismo

Novas ações

O Mundo Azul prepara terá ações no mês de maio, com reuniões com as mães, Dia da Mulher, Dia das Mães. Eduarda Coutinho comentou sobre o andamento das ações e a importância em acolher as mães.

“O grupo cresceu, pois todas descobriram que não estavam sozinhas nesta causa, fomos nos fortalecendo, ele funciona via whatsaap, e todo mês temos uma reunião para acolher, conversarmos. No mês de março nos preocupamos com as mães, para que elas possam se olhar novamente”, finalizou.

O que é o autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é na verdade um distúrbio do neurodesenvolvimento, que se caracteriza por um desenvolvimento atípico, seja eles comportamentais, manifestações, interação, além de déficits e padrões de comportamentos repetitivos. Outra situação que pode correr é a pessoa ter um interesse em atividades de forma restrita.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM