Após forte chuva, carros e moradores ficam ilhados em alagamento no Curió-Utinga

Com a chuva na tarde desta segunda-feira (28), os transtornos apareceram no perímetro da avenida João Paulo II

João Thiago Dias

Após cerca de 25 minutos de uma forte chuva em Belém, no fim da tarde desta segunda-feira (28), um antigo problema reapareceu causando transtornos no perímetro da avenida João Paulo II, no bairro Curió-Utinga: alagamentos. Na rua João Paulo (também conhecida como passagem Cosme e Damião), paralela à avenida, atrás da tubulação (adutora) de água, na esquina da passagem Euvira, um trecho da pista cedeu em meio a muita lama e provocou o atolamento de um carro de reportagem do Grupo Liberal.

A equipe estava apurando justamente as obras da Prefeitura Municipal que visam resolver os alagamentos na avenida quando as rodas traseiras do veículo afundaram no buraco que tinha acabado de ceder. Foi necessária a ajuda de uma retroescavadeira da equipe de obras da área para conseguir puxar o carro da cratera. Apesar do susto, nenhum integrante da reportagem se machucou. Após isso, o buraco foi isolado com redes de proteção.

image O buraco precisou ser isolado para evitar outros acidentes (Thiago Gomes / O Liberal)

Ao longo da passagem Euvira e de outras transversais, mais alagamentos. Segundo relato de alguns moradores, o problema se estende por mais de 20 anos. Na pista principal da João Paulo II, no sentido BR-316/São Brás, também próximo da passagem Euvira, o alagamento foi ainda maior e impossibilitou o tráfego. Condutores que estavam nesta direção cortaram caminho para a pista sentido São Brás/BR-316, dificultando ainda mais o fluxo.

Nesta segunda, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) iria liberar o fluxo de veículos de pequeno porte nesta pista paralela por trás da tubulação, com cerca de 900 metros, no sentido à rodovia BR-316. Segundo Sesan, o objetivo seria desafogar o trânsito deste sentido da pista principal, que está bloqueado por conta da obra de drenagem e pavimentação, iniciada em 4 de setembro, para solucionar o problema de alagamentos no perímetro.

Com o contratempo da chuva, a liberação da paralela foi adiada para a manhã desta terça-feira (29), segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura. A reportagem entrou em contado com a Sesan para apurar se o buraco na via poderia ocasionar outro adiamento. Em nota, a secretaria informou "que isolou a área e já está com uma equipe trabalhando no local".

Pavimentação

Mais cedo, a Sesan informou que, após a drenagem da João Paulo II, vai começar a pavimentação e urbanização de toda a área envolvida no projeto, que deve seguir até o final de novembro. "A Sesan deve iniciar a drenagem na pista da avenida João Paulo II na próxima quarta-feira, 30, e, com isso e com apoio dos agentes da Semob, o fluxo do trânsito sentido Ananindeua-Belém será transferido para o contrafluxo da pista sentido Belém-Ananindeua", informou, no início da tarde. 

Ainda nesta nota de mais cedo, a Sesan informou que uma sinalização já foi instalada na área. "Um conjunto com três semáforos foi implantado na João Paulo II na confluência com a rua do Utinga, próximo do acesso à sede do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio). A medida é para garantir o melhor fluxo de veículos naquela área impactada pela obra da Sesan".

Moradores relatam alagamento histórico

De acordo com o motorista William dos Santos, 36, morador do Curió-Utinga, os alagamentos neste trecho se confundem com a história do bairro. "Moro aqui há 36 anos. Já foi ruim, mas agora está pior. Antigamente, alagava só na passagem Euvira. Agora, alaga nessa, na Matilde, Gaspar Dutra, Bartolomeu. Tudo entope", reclamou. "É um bairro baixo, espero que melhore com essa obra. Mas essa via atrás da tubulação não está preparada para receber trânsito", opinou.

O mestre de obras José Menezes, 62, também não concorda com o fluxo na pista paralela. "Falta mais bueiro no canto da passagem Euvira. Tem que asfaltar e fazer ajuste em todas as transversais. O carro da Liberal atolou, mas já pensou se fosse um caminhão? Uma chuvinha e vai logo para o fundo. Essa via da tubulação é muito estreita. Estamos há meses com lama e poeira. Não tá pronta para ter essa mudança", disse.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM