Dona de casa Maria Navegantes denuncia obra incompleta na passagem Pio X, no Marco
A denunciante reclama que somente o trecho entre as travessas Angustura e Lomas Valentinas que recebeu asfaltamento, mas as reformas em outras partes da via não foram concluídas
Na passagem Pio X, no bairro do Marco, em Belém, a comunidade clama pelo retorno das obras de drenagem e pavimentação asfáltica. Equipes técnicas foram até a área e realizaram parte das manutenções. Os moradores alegam que foi feita a raspagem de toda a via e que foram deixados tubos, além de outros materiais de construção. Somente o trecho entre as travessas Angustura e Lomas Valentinas que recebeu asfaltamento, mas as reformas em outras partes da via não foram concluídas. A dona de casa Maria Navegantes reclama dos constantes alagamentos que ocorrem na área.
"Estou com 62 anos e não vejo nenhuma reforma nessa rua. Daqui a pouco, eu completo 80 ou 90 anos e viro crocodilo ou tartaruga por conta desse tanto de água que invade as nossas casas e alaga a nossa rua. Aqui na minha casa, a geladeira fica em duas cadeiras, tudo aqui está pendurado por conta das enchentes", se queixa Maria.
A equipe de reportagem recebeu informações dos moradores de que a obra para a drenagem não seria feita na passagem Pio X e que seria realizada somente a pavimentação asfáltica. A autônoma Ana Lucia Nilander, moradora da via, acrescenta que os operários deixaram de ir ao local e que não receberam nenhuma previsão de retorno das obras.
VEJA MAIS:
"Não aparece mais ninguém e ficamos por isso. Nós fizemos muitas reuniões com o órgão municipal, mas nada aconteceu. Os moradores da outra via também pedem por essa reforma. Neste trecho em que moramos, entre as travessas Barão do Triunfo e Angustura, eles não fizeram nem a drenagem. Essa demora ocorreu há dois meses e, na placa de aviso de obras, foi dito que isso terminava em maio deste ano", reclama Ana Lucia.
De acordo com os moradores, desde 2021 que a obra está em andamento e que já foram feitas mais de quatro reuniões, porém não é visto o andamento da obra. "Nós ficamos até alegres com a chegada dos tubos e quando parte da via foi asfaltada, mas, até agora, nada foi feito aqui", ressalta Ana Lúcia Nilander.
No mês de junho, foi feita uma nova reunião com os moradores, segundo a servente e moradora da rua Edinalva Ferreira. "Eles disseram que na outra semana já viriam operários para cá. Nos enganaram, pois o pessoal das obras ficam sentados aqui, de segunda a sexta, porque não tem material para trabalhar e as máquinas nem vieram. Disseram também que iriam refazer o projeto, porque aqui não é recapeamento, é para drenagem. E aqui está só buraco, minha casa enche em época de chuva", conta.
Na última quinta-feira (24), a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que as obras de recapeamento na Passagem Pio X começaram no dia 27 de junho deste ano. A nota reforça que o trecho entre as travessas Lomas Valentina e Angustura já passaram pelas intervenções.
"No entanto, no segmento compreendido entre as travessas Angustura e Mauriti, foi identificada a necessidade de realização de obras de drenagem profunda. Os técnicos da Sesan já se reuniram com a comunidade para garantir que todos estejam cientes da necessidade de readequação do projeto, visando à execução da obra de drenagem profunda, seguida pelo recapeamento asfáltico da mencionada via", comunicou a Sesan.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA