HTLV: Conheça o vírus da família do HIV, que pode estar em 2,5 milhões de pessoas no Brasil
Estima-se que entre 800 mil e 2,5 milhões de pessoas vivam com o vírus no Brasil. Saiba o que é o vírus, os sintomas, diagnósticos, tratamentos e como se proteger
O HTLV é um vírus linfotrópico de células T humanas que pode causar diversas doenças, incluindo doenças da medula espinhal, doença neurológica degenerativa grave e leucemia das células T. Estima-se que entre 800 mil e 2,5 milhões de pessoas vivam com o vírus no Brasil, sendo que o diagnóstico é frequentemente realizado durante a doação de sangue.
VEJA MAIS
Como é a transmissão do HTLV?
A transmissão do HTLV pode ocorrer:
- de mãe para filho durante a amamentação ou durante a gestação,
- por meio de relações sexuais desprotegidas,
- pelo compartilhamento de seringas e agulhas.
Quais são os sintomas da infecção por HTLV?
A maioria das pessoas infectadas não apresenta sintomas. No entanto, algumas podem desenvolver doenças graves, como:
- câncer,
- problemas musculares,
- problemas nas articulações,
- doenças nos pulmões,
- problemas na pele,
- doenças nos olhos.
Como se proteger do HTLV?
Para reduzir a disseminação do vírus, é importante adotar medidas de prevenção, como a triagem para o HTLV nos exames de pré-natal e a não compartilhar seringas e agulhas. O uso de camisinha durante as relações sexuais também é recomendado.
Como é feito o diagnóstico e o tratamento para HTLV?
O diagnóstico do HTLV é feito por meio de testes laboratoriais e o tratamento é direcionado de acordo com a doença relacionada ao vírus. Quando diagnosticado HTLV na gestação, recomenda-se não amamentar para evitar a transmissão do vírus para a criança.
Pessoas infectadas pelo HTLV podem receber acompanhamento nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e, quando necessário, em serviços especializados para diagnóstico e tratamento precoce de doenças associadas ao vírus.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA