Dieta de 1000 calorias por dia: como perder 1 kg por semana e se realmente funciona
Veja o passo a passo sobre a dieta para perder peso em poucos dias. Nutricionista André Luís Bittencourt alerta sobre os riscos de seguir uma dieta restritiva
A dieta de 1000 calorias por dia é uma estratégia de emagrecimento indicada para quem quer perder peso. Basicamente, o plano consiste em consumir alimentos de baixa calorias, e de preferência com fonte de fibras para dar saciedade ao corpo. Por ser uma alimentação extremamente baixa, é indicado que o programa alimentar seja acompanhado por um nutricionista.
Saiba como perder 1 kg por semana e quais os riscos de uma dieta restritiva:
VEJA MAIS
Quantos quilos emagrece com uma dieta de 1000 calorias?
Uma dieta restritiva como a de 1000 calorias por dia pode fazer com que a pessoa consiga perder até 1 kg por semana, porém, os resultados podem variar de acordo com cada organismo.
O que comer em uma dieta de 1000 calorias por dia?
O nutricionista pós graduado em nutrição esportiva e estética, André Luís Bittencourt, ressalta que não é adequado indicar o que comer para perder peso, porque pode induzir as pessoas a seguirem a dieta sem consultar um profissional. Mas, caso haja a liberação de um nutricionista, deve optar por comer alimentos de baixo teor calórico e com fonte de fibras.
Saiba quais são os alimentos indicados:
- Brócolis;
- Couve-flor;
- Espinafre;
- Morango;
- Chuchu;
- Repolho;
- Abobrinha;
- Feijão;
- Milho;
- Alface.
Como dividir a ingestão calórica ao longo do dia?
André Luís explica que a divisão calórica, entre as refeições, depende dos hábitos e necessidades do paciente. Por exemplo, quem treina, deve priorizar a alimentação após a atividade física para recuperar os estoques de energia que foram gastos.
Passo a passo: como fazer a dieta de 1000 calorias?
A dieta voltada para quem quer emagrecer pode variar de pessoa para pessoa e é influenciada pela idade, peso e altura. Exatamente por conta disso o planejamento deve ser indicado por um nutricionista a partir de uma avaliação do paciente. Entretanto, de modo geral, é necessário acrescentar na dieta alimentos de baixo teor calórico, como o morango, o brócolis, além de alimentos ricos em fibras, como o feijão.
Veja um exemplo de cardápio para perder 1 kg por semana:
Café da manhã: 2 fatias de pão de forma integral recheadas com 1 banana pequena; 150 ml de suco natural de laranja;
Lanche da manhã: 170 g de iogurte zero gorduras com ½ colher de chá de linhaça.
Almoço: 1 pão francês integral recheado com 70 g de atum e 10 g de maionese light; Salada com 50 g de alface, 10 g de cebola e 50 g de pimentão vermelho; 1 copo de água.
Lanche da tarde: 1 maçã média.
Jantar: 70 g de peito de frango grelhado sem pele; 50 g de brócolis cozidos; 50 g de cenouras; 100 g de batata-doce com casca assada;
Lanche da noite: 1 mini pão francês integral com 1 colher de sopa de queijo cottage; 1 copo de água.
É possível emagrecer 1 kg por semana?
De acordo com o nutricionista André Luís, é possível, sim, emagrecer 1 kg por semana seguindo a dieta de 1000 calorias diárias, mas o plano alimentar não é considerado saudável. Isso porque, o corpo tem a falsa ilusão de perder gordura quando, na verdade, apenas desincha.
Por quê não seguir a dieta?
O nutricionista alerta que quem decidir seguir a dieta de 1000 calorias diárias está sujeita a desenvolver compulsão alimentar, perder massa magra, além de reduzir o metabolismo corporal, tornando-o mais lento, provocando o ganho em dobro de peso.
Como perder peso de forma saudável?
Para quem quer de fato emagrecer, precisa começar a praticar atividades físicas diariamente, comer bem, mas de forma saudável, ter uma boa noite de sono e uma rotina de treinos e dieta equilibrada.
* Atenção: Toda a dieta precisa ser prescrita por um profissional de nutrição. A falta de orientação adequada pode representar riscos graves à saúde. Procure orientação especializada para saber qual modelo funciona melhor para o seu organismo.
(*Estagiária Amanda Martins, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA