Como fazer joelho de porco para o Natal? Restaurante ensina versão defumada dessa delícia
Prato criado há mais de 20 anos pelo chef Dedé Parente é um dos mais famosos do restaurante Engenho Dedé e venda chega a triplicar para as festas de final de ano
O Natal é uma das datas mais deliciosas do ano devido aos diversos pratos tradicionais, entre eles o bacalhau e o Peru. No entanto, em Belém, o restaurante Engenho Dedé aposta em um prato diferenciado que faz sucesso no estabelecimento: o joelho de porco. A receita foi criada há mais de 20 anos pelo chef Dedé Parente, proprietário do local e vencedor do prêmio Dólmã, reconhecimento máximo da gastronomia brasileira.
Como fazer joelho de porco defumado
Ingredientes
- Um joelho de porco
Modo de fazer
- Pegue a peça inteira do joelho defumado;
- Leve ao forno sem cobrir por 2 horas a 180ºC;
- Para finalizar basta fritar o joelho no óleo até chegar ao ponto de pururucar, o que demora entre 10 e 15 minutos.
- Por fim, sirva com os acompanhamentos de sua preferência.
VEJA MAIS
“Em Belém, somos uma das poucas casas, senão a única, especializada em joelho de porco. Então, os clientes nos enxergam como referência na receita. Como ele é um prato farto, que serve tranquilamente 4 pessoas, muitas famílias encomendam com antecedência o joelho já pensando no preparo para a ceia das festas de final de ano”, comenta Mateus.
De acordo com Mateus Ribeiro, gerente do Engenho, o prato é um carro-chefe do estabelecimento, podendo ser consumido no local durante todo o ano. Porém, em dezembro, as vendas do joelho de porco chegam a triplicar por conta das festas de final do ano, o que mostra que a receita faz parte da tradição de muitas famílias em Belém.
Serviço: O restaurante, localizado no 1º piso do Shopping Boulevard, continua aceitando encomendas de joelho de porco para as ceias de Natal e Ano Novo. Elas serão entregues nos dias 24 e 31 de dezembro, respectivamente.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA