Chá de tília: como preparar, é bom pra que e quem não pode tomar
Apesar de trazer muitos benefícios para a saúde, a bebida não deve ser consumida sem acompanhamento médico
A lítia é uma árvore presente em regiões temperadas da América, da Europa e da Ásia que, há milênios, é utilizada em medicinas populares para tratar ansiedade, insônia e indigestão. Segundo a ciência, o chá preparado com flores e folhas desta árvore realmente tem efeitos sedativos e pode ajudar nos tratamentos relativos a distúrbios de humor. Confira quais os benefícios do chá de lítia, quem não pode tomar e como preparar:
VEJA MAIS
Benefícios para a saúde
As flores e botões de lítio podem realmente promover relaxamento e calma, segundo certos estudos científicos. Além disso, estas partes da planta são ricas em antioxidantes que aliviam dores leves e previnem inúmeras doenças, incluindo câncer e doenças cardíacas.
Quem não pode beber, cuidados e precauções
O chá de tília em excesso pode causar problemas para a saúde. Portanto, é importante ter acompanhamento médico enquanto se faz uso desta substância e não beber mais de 350ml de chá de tília por dia.
A bebida é contraindicada para grávidas, lactantes, crianças, alérgicos, pacientes sob tratamentos com medicamentos a base de lítio ou diuréticos e pessoas com doenças cardiovasculares ou com históricos destas doenças em suas famílias.
Como fazer chá de tília
- Aqueça 240ml de água em uma panela até a ebulição
- Adicione cerca de 1,5g de flores e botões de tília, in natura ou desidratados, tampe o recipiente e aguarde 15 minutos de infusão
- Coe e adoce a gosto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA