Chá de carqueja: como preparar, é bom pra que e quem não pode tomar
A carqueja pode auxiliar no tratamento e na prevenção de doenças cardíacas, gastrointestinais e hepáticas. Porém, o consumo inadequado da planta põe em risco a saúde do usuário
O Chá de carqueja utilizada a planta Baccharis trimera e é um dos remédios caseiros mais buscados no Brasil para regular a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. Apesar de ter muitos benefícios, seu uso pode ser perigoso se feito de forma incorreta. Confira quais os benefícios do chá de carqueja, quem não pode tomar e como preparar:
VEJA MAIS
Benefícios para a saúde
Os flavonóides apigenina, luteolina e quercetina, presentes na carqueja, ajudam na regulação da glicose no sangue e na resistência à insulina. Estes e outros antioxidantes da mesma categoria também têm atuação na prevenção de doenças hepáticas, gastrointestinais e inflamatórias.
A quercetina e apigenina, combinadas aos ácidos cafeico e clorogênico presentes na planta, geram um efeito diurético potente, que combate a retenção de líquidos e ajuda na regulação da pressão arterial.
Outros antioxidantes presentes na carqueja, como a rutina, estimulam a produção de glóbulos brancos e, consequentemente, o sistema imunológico como um todo. Saponinas presentes na carqueja também auxiliam na diminuição dos níveis de colesterol ruim no sangue.
Quem não pode beber, cuidados e precauções
O consumo de carqueja deve sempre estar supervisionado por um médico competente. A planta é contraindicada principalmente para crianças, mulheres grávidas e lactantes. Alguns remédios utilizados no tratamento de diabetes e hipertensão podem ter interações negativas com o chá.
Como fazer chá de carqueja
- Aqueça 1 L de água em uma panela até a ebulição
- Adicione 2 colheres de sopa de hastes de carqueja
- Aguarde 10 minutos de infusão, coe e adoce a gosto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA