Chá de mastruz: como preparar, é bom pra que e quem não pode tomar
A bebida pode ajudar no combate a infecções parasitárias e no fortalecimento do sistema imunológico. Porém, o consumo inadequado da planta pode trazer várias complicações à saúde do usuário
O chá de mastruz, também conhecido como erva-de-santa-maria (Chenopodium ambrosioides ou Dysphania ambrosioides), é muito utilizado pela medicina popular para tratar infecções parasitárias e má digestão. Estudos científicos indicam que a planta realmente contém algumas destas propriedades. Confira quais os benefícios do chá de mastruz, quem não pode tomar e como preparar:
VEJA MAIS
Benefícios para a saúde
O chá de mastruz contém ascaridol, uma substância vermífuga de ação similar ao albendazol e especialmente eficaz contra lombrigas e tênias-anãs.
A bebida também pode vir a regular a produção de céculas macrófagas e os linfócitas, fundamentais para o sistema imune e para a defesa do organismo.
Quem não pode beber, cuidados e precauções
O chá de mastruz é contraindicado para grávidas, lactantes e crianças. O uso excessivo e/ou prolongado da planta pode ser tóxico e causar várias complicações graves. Portanto, todo o consumo de mastruz deve ser supervisionado por um médico.
Como fazer chá de mastruz
- Aqueça 240ml de água em uma panela até a ebulição
- Desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de folhas secas de mastruz
- Tampe o recipiente e aguarde 10 minutos de infusão
- Adoce a gosto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA