Chá de barbatimão: como preparar, é bom pra que e quem não pode tomar
A bebida tem ação anti-inflamatória, cicatrizante, diurética e na prevenção de doenças graves. Porém, seu uso pode trazer alguns riscos
O chá de barbatimão (Stryphnodendron barbatimam/adstringens) é muito usado em medicinas populares para tratar de feridas, inchaços e dores de garganta. Corroborando com estas crenças, a ciência já comprovou que a planta de fato tem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antissépticas. Confira quais os benefícios do chá de barbatimão, quem não pode tomar e como preparar:
VEJA MAIS
Benefícios para a saúde
A casca de barbatimão é rica em alcalóides, flavonóides, taninos e esteróis, que promovem a cicatrização da pele, diminuem inflamações, reduzem a retenção de líquido, promovem a diurese, reduzem inchaços em geral, controlam a glicemia, reduzem dores, combatem infecções e previnem doenças graves, como as cardíacas, diabetes, hipertensão e até câncer.
Quem não pode beber, cuidados e precauções
Se utilizado em excesso e/ou de forma inadequada, o barbatimão pode causar envenenamento e efeitos colaterais como irritação no estômago e aborto.
Todo o consumo da substância deve ser supervisionado por um médico ou fitoterapeuta competente.
Como fazer chá de barbatimão
- Aqueça 1L de água e 1 colher de sopa de casca de barbatimão em fogo baixo por cerca de 10 minutos
- Desligue o fogo, tampe o recipiente e aguarde 5-10 minutos
- Coe e adoce a gosto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA