Valdemar e outros 3 presos em operação da PF passam por audiência de custódia nesta sexta-feira

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto foi preso nesta quinta-feira, por posse ilegal de armas, durante a operação Tempus Veritatis, que investiga suposta tentativa de golpe de Estado

O Liberal
fonte

O presidente do Partido Liberal (PL) Valdemar Costa Neto, e outros três presos durante a operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (8), passarão por audiência de custódia nesta sexta-feira (9). A operação mirou grupo investigado por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe e teve como alvos o ex-presidente Jair Bolsonaro, militares e ex-ministros. 

VEJA MAIS

image PF prende Valdemar Costa Neto em flagrante por porte ilegal de arma de fogo
Agentes da PF encontrara uma arma de fogo na casa de Valdemar

image Presidente do PL, Valdemar Costa Neto é transferido para carceragem da PF
O político foi preso nesta quinta-feira (8) após apreensão de arma e ouro em sua casa

Valdemar não foi preso por fatos relacionados à investigação da PF, mas por posse irregular de arma de fogo e por usurpação de bem mineral da União, em razão da posse de uma pepita de ouro, que, segundo a Polícia Federal, tem origem em um garimpo ilegal. Ele passou a noite na Superintendência da PF em Brasília, e passará pela audiência no mesmo prédio. O procedimento é necessário para verificar as condições em que um preso está sendo mantido. A audiência de custódia do dirigente do PL está marcada para as 15h, por vídeoconferência. 

O PL divulgou uma nota sobre a prisão de seu presidente. "A defesa do presidente Nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirma que não há fato relevante algum e que a pedra apreendida tem baixo valor e não configura delito segundo a própria jurisprudência. Afirma também que a arma é registrada, tem uso permitido, que pertence a um parente próximo e que foi esquecida há vários anos no apartamento dele. Em outras palavras: Como pode alguém ser detido por ser portador de uma pedra guardada há anos como relíquia e que, segundo a própria auditoria da Polícia Federal, vale cerca de 10 mil reais?", diz o texto. 

image PF prende Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro; operação mira Valdemar, Braga Netto e Heleno
Ao todo, 33 mandados estão sendo cumpridos pela Polícia Federal

image Saiba o que disse Bolsonaro e aliados na reunião que embasou operação da PF
Vídeo da reunião estava no computador do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro

Outros presos

Como parte da operação, foram expedidos quatro mandados de prisão preventiva, sendo que três deles foram cumpridos ainda na quinta-feira. Os presos, que também terão audiência de custódia nesta sexta-feira, são:

  • Felipe Garcia Martins: às 14h, na Superintendência da PF no Paraná;
  • Marcelo Costa Câmara: às 14h20, no Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília;
  • Rafael Martins de Olivera: às 14h40, no Comando da Artilharia Divisionária da Divisão do Exército, em Goiás

image Passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro já está com as autoridades
Informação foi confirmada pelo advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten

image Michelle reage à operação da PF contra ex-presidente Bolsonaro e aliados
Ex-presidente Jair Bolsonaro, diversos aliados e assessores ou ex-assessores foram alvos de uma operação autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes

O coronel Bernardo Romão Corrêa Neto, que foi alvo de prisão preventiva na Operação da Polícia Federal, não estava no Brasil. Porém, ele teve seu passaporte apreendido, foi desligado do curso nos Estados Unidos e será trazido por um militar para o Brasil para ser entregue à PF. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA