Rodovia que corta Parauapebas é liberada, informa último boletim da PRF
Último boletim da PRF nesta terça-feira não traz mais interdições no município e ainda em Curionópolis e Canaã dos Carajás
Após 24 horas de bloqueio das rodovias estaduais PA-275 e PA-160, que ligam Parauapebas aos municípios de Curionópolis e Canaã dos Carajás, na região sudeste do Pará, o último boletim de monitoramento, divulgado às 20h30, desta terça-feira (1), não trazia mais os citados municípios, dando a entender que as estradas haviam sido liberadas nesses locais, com exceção de Eldorado dos Carajás, que seguia no mapa da PRF, com indicação de interdição parcial, o que conforme o próprio órgão de trânsito federal, ocorre quando há a liberação de veículos de emergência e da polícia.
Desde o início da tarde de segunda -feira (31), quando surgiram os protestos contra o resultado das eleições de 2022, o trânsito de veículos nas vias estava totalmente interrompido. Com barricadas e pneus incinerados, grupos permaneciam bloqueando as vias mesmo após determinação judicial expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
VEJA MAIS
Multa e detenção
O ministro determinou a liberação das estradas federais e estaduais por todo país, sob penalidades de pagamento de multa e até detenção, em caso de descumprimento. Na tarde desta terça-feira, nem mesmo a forte chuva que caiu na região inibiu os manifestantes que resistiam com os protestos.
O governador do estado, Helder Barbalho, se manifestou por meio de suas redes sociais, afirmando que em cumprimento a decisão do STF usaria todos os recursos disponíveis para garantir o desbloqueio das rodovias e o cumprimento da lei e da ordem.
Mais cedo, ainda nesta terça-feira, em Canaã dos Carajás, estava prevista a apresentação do cantor Gustavo Lima na Feira Agropecuária do município. O artista divulgou o cancelamento do show por conta do bloqueio da PA-160, que dá acesso a Canaã dos Carajás. Em Parauapebas, a Polícia Militar se mobilizava para liberar as vias públicas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA