Posse de Helder tem agenda inédita e ocorre em Belém, Marabá e Santarém
Novo governador terá compromissos em três regiões diferentes, como sinal de atenção a todo o Pará
O ato público de posse do novo governador eleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), e do vice-governador, Lúcio Vale, ocorre nesta terça-feira, 1º de janeiro, com uma agenda inédita, programada para três municípios: Belém, Marabá e Santarém.
É a primeira vez que a posse de um governador paraense acontece em três cidades de regiões diferentes do Pará, o que sinaliza a preocupação com a integração das políticas do novo governo por todo território paraense.
Em Belém, Helder toma posse às 9h, no Palácio da Cabanagem, sede da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). A cerimônia acontece sem a presença do presidente da Alepa, como já confirmou a Redação Integrada de O Liberal. Em seguida, haverá a transmissão da faixa governamental em frente ao Palácio Lauro Sodré, ainda no bairro da Campina.
Depois, às 15h, em Marabá, sudeste paraense, Helder Barbalho e Lúcio Vale tomarão posse simbólica no Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha.
Por fim, em Santarém, no oeste paraense, outra cerimônia está programada para ocorrer às 18h30, no Centro Cultural João Fona.
HELDER BARBALHO
Helder Zahluth Barbalho, 39, é natural de Belém, filho do senador Jader Fontenelle Barbalho e da deputada federal Elcione Therezinha Zahluth Barbalho, graduado em Administração e pós-graduado com o título de MBA Executivo em Gestão Pública.
Foi eleito vereador de Ananindeua (2000-2002), deputado estadual (2002-2005), prefeito de Ananindeua (2005-2008) e reeleito prefeito de Ananindeua (2008-2011).
Foi presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep) enquanto era prefeito de Ananindeua e é presidente em exercício do MDB no Pará.
Disputou o cargo de governador do Pará pela primeira vez em 2014, quando perdeu para o então governador Simão Jatente (PSDB), no segundo turno.
Foi titular do Ministério da Pesca e Aquicultura (2015), da Secretaria Nacional dos Portos (2015 e 2016) e do Ministério da Integração Nacional (2016-2018).
Em outubro deste ano, concorreu ao cargo de governador do Pará pela segunda vez e venceu o candidato Márcio Miranda (DEM), no segundo turno, com 55,43% dos votos válidos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA