'Nós vamos explorar', diz Lula sobre Margem Equatorial

Presidente afirmou que o Brasil não vai deixar de pesquisar a área e que ela é distante da costa

O Liberal
fonte

Nesta sexta-feira (21/6), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista a uma rádio do Maranhão, afirmou que o Brasil não vai deixar de pesquisar a região chamada de Margem Equatorial, por constituir grande riqueza para o país. E declarou também que a Petrobras tem competência necessária para fazer tudo respeitando o meio ambiente.

"O Brasil não vai deixar de certificar. Porque, por enquanto, não é explorar. O que nós queremos é fazer um processo de medição pra gente saber se tem e qual a quantidade de riqueza que tem lá embaixo".

VEJA MAIS

image Produção na Margem Equatorial deve contribuir para o desenvolvimento da Amazônia, avalia pesquisador
Exploração de gás e óleo na região ainda não iniciou por falta de autorização do Ibama

image Ministro pede celeridade ao Ibama na análise sobre exploração na Margem Equatorial
Para ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, petróleo ainda é uma fonte energética fundamental no Brasil

image 'O Brasil tem que ganhar dinheiro com esse petróleo', diz Lula sobre exploração na Margem Equatorial

Elogio à Petrobras

Lula aproveitou para elogiar o trabalho desenvolvido pela Petrobras e assegurar que nenhum problema ambiental será causado: “A Petrobras é uma das empresas de maior competência tecnológica para explorar petróleo em águas profundas”, argumentou. E aproveitou para esclarecer que a distância da área que onde se especula haver petróleo fica a 575 quilômetros da margem do rio Amazonas.

“Quando você fala da Margem Equatorial, as pessoas pensam: ‘mas, é perto da [floresta] Amazônia’. É o seguinte: é a 575 km da margem do Amazonas. Ou seja, uma distância enorme e a gente vai ter que, primeiro, certificar como vai explorar e quais são os cuidados que devemos ter”, disse. Segundo o presidente, entretanto, a exploração de petróleo está em rota de colisão com a “modernidade” e o Brasil deveria investir na transição energética e no hidrogênio verde.

A Margem Equatorial compreende toda a faixa litorânea ao Norte do país. Tem esse nome por estar próxima da Linha de Equador. Ela começa na Guiana e se estende até o Rio Grande do Norte.

A porção brasileira é dividida em 5 bacias sedimentares, que juntas têm 42 blocos. São elas: Foz do Amazonas, localizada nos Estados do Amapá e do Pará; Pará-Maranhão, localizada no Pará e no Maranhão; Barreirinhas, localizada no Maranhão; Ceará, localizada no Piauí e Ceará; Potiguar, localizada no Rio Grande do Norte.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA