Lula participa de encontro de países em desenvolvimento em Cuba
Presidente assinará declaração para cooperação científica entre países do Sul Global e depois segue para a Assembleia Geral da ONU, em Nova York
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta sexta-feira (15) para Havana, capital de Cuba, com o objetivo de participar da Cúpula G77, evento que reunirá países em desenvolvimento.
O G77 foi criado em 1964, com 77 países. Foi ampliado e, hoje, é composto por 134 nações em desenvolvimento do sul global pertencentes à Ásia, África e América Latina. Em 1990, a China se juntou ao bloco.
Neste ano, sob a presidência de Cuba, o encontro terá o tema “Desafios Atuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação”.
“O grupo não tem tanta participação nos temas mais diretamente ligados à política, segurança. A atuação mais ativa é nas temáticas econômicas e sociais das Nações Unidas.
É uma maneira dos países em desenvolvimento adquirirem um poder de barganha mais amplo”, afirma o secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Márcio Cozendey.
Ao fim do encontro, Lula segue para Nova York, nos Estados Unidos, para a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas.
Assinatura de declaração
Uma declaração será assinada pelos países participantes incluindo diversos compromissos estabelecidos, focados no desenvolvimento e fortalecimento da cooperação Sul-Sul, que deve ser a base do intercâmbio dentro do bloco.
A declaração deve, ainda, instituir 16 de setembro como o Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação no sul global. E há ainda a previsão de que os ministros da área do bloco passem a se reunir a cada 3 anos para enfatizar a cooperação dos países nestes temas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA