Lula faz novo procedimento nesta quarta (26) para aliviar dores no quadril

Lula sofre de artrose no quadril há vários anos e, recentemente, tem relatado aumento da frequência das dores

Luciana Carvalho
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou os compromissos previstos para esta quarta-feira (26) para se submeter a um novo procedimento médico para aliviar dores que vem sentindo no quadril nos últimos meses. A informação foi divulgada pela assessoria do governo. 

Um encontro com o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, foi transferido para sexta (28). Além disso, um café com jornalistas de veículos internacionais também foi cancelado e será remarcado.

De acordo com nota da assessoria, o presidente deu entrada no Hospital Sírio-Libanês - unidade Brasília -, na manhã desta quarta-feira (26), para a realização de um procedimento eletivo, minimamente invasivo, de denervação percutânea, no quadril direito, para alívio de dor crônica até a realização de uma cirurgia prevista para outubro, uma artroplastia de quadril, para a solução definitiva do problema. Segundo o comunicado, o procedimento foi realizado sem intercorrências.

Lula passou por um procedimento no quadril chamado infiltração, quando o paciente recebe uma injeção de medicamentos diretamente na área afetada.  A previsão é de que o presidente trabalhe do Palácio da Alvorada, residência oficial, pelo menos até quinta-feira (27). 

VEJA MAIS

image Lula realiza tratamento no quadril em hospital paulista
Lula fala de problemas em seu quadril desde o início do ano.

image Lula pode passar por cirurgia no quadril; equipe médica avalia possível artrose
Presidente deve reduzir o ritmo de viagens após voltar do Japão

image Entenda o que é artrose de quadril, causa da cirurgia que Lula vai fazer
O problema é caracterizado pelo desgaste das cartilagens articulares, tecidos que revestem a extremidade dos ossos; presidente preciou realizar um procedimento para anestesiar articulações

Nos próximos meses, o presidente deve passar por uma cirurgia na região do quadril para tratar uma artrose que é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação, levando a um atrito ósseo e uma inflamação. Segundo os médicos de Lula, a única abordagem efetiva para essa condição é a cirurgia, que envolve a substituição do osso afetado por uma prótese.

A informação sobre a cirurgia foi dada pela assessoria de imprensa da Presidência após o presidente passar no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no último domingo (23), para realizar um procedimento de infiltração na região.

Segundo a assessoria, a cirurgia será uma "operação programada, nada urgente", e os preparativos para o procedimento estão sendo organizados. Lula sofre de artrose no quadril há vários anos e, recentemente, tem relatado aumento da frequência das dores.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA