Lula demite Jean Paul Prates, presidente da Petrobras
Magda Chambriard foi convidada para substituir Prates e já aceitou o cargo
Nesta terça-feira (14), o presidente Lula (PT) anunciou a demissão de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras. Magda Chambriard foi convidada para substituir Prates e já aceitou o cargo.
A demissão de Prates foi realizada pessoalmente por Lula, na presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
O governo avaliou que a situação de Prates se tornou insustentável devido a uma série de desentendimentos. A informação foi primeiramente divulgada pela coluna da Malu Gaspar, do jornal "O Globo", e posteriormente confirmada pelo blog da jornalista Natuza Nery.
VEJA MAIS
Fontes afirmam que Lula decidiu pela demissão de Prates há algum tempo, após uma sequência de conflitos com o governo. O ex-presidente da Petrobras já vinha tendo dificuldades de relacionamento com Silveira há muito tempo.
Segundo informações do blog da Andréia Sadi, Prates mencionou "intrigas palacianas" após a sua demissão. O argumento apresentado é o de que Jean Paul não estaria alcançando os resultados esperados na velocidade desejada pelo governo na Petrobras. Em declaração ao blog, Jean afirmou que respeita a decisão, porém destacou que não pode deixar de mencionar que a demissão foi motivada por intrigas palacianas.
Ainda na noite desta terça-feira, a Petrobras emitiu um comunicado anunciando o "encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada". "Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras", acrescentou a estatal.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA