‘Grupo dos Vinte’: saiba o que é o G20 e quais os seus objetivos
Criado no fim da década de 1990, depois de uma crise financeira que começou na Ásia e abalou o mundo, o grupo reúne 19 nações
O G20, ou Grupo dos Vinte, é um “clube”, para cooperação internacional, com o objetivo de discutir iniciativas para promover melhorias econômicas, políticas e sociais nas nações que fazem parte dele.
Criado no fim da década de 1990, depois de uma crise financeira que começou na Ásia e abalou o mundo, o grupo reúne 19 nações, mais a União Europeia e a União Africana. Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.
Desde a crise econômica de 2008, o G20 decidiu fazer reuniões periódicas entre os membros, e o “clube” fica responsável por negociar acordos ao longo do ano e assiná-los no último dia da reunião de cúpula. O G20 conta com presidências rotativas anuais.
VEJA MAIS
Inicialmente, o G20 concentrava-se mais em questões macroeconômicas gerais, mas expandiu sua agenda para incluir temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.
A chamada “Cúpula do G20” é a reunião entre os chefes de Estado ou de governo dos países membros. É o momento de ápice das mais de 100 reuniões do G20 ao longo de todo um ano.
O Grupo dos Vinte não tem poder legislativo e não pode impor obrigações, mas os membros firmam compromissos de políticas econômicas, sociais e de governo. Ou seja, por ser uma organização não formal, o grupo não verifica o cumprimento das metas estabelecidas entre os estados. Ele se sustenta na confiança de que os governos vão cumprir aquilo que se comprometeram nas reuniões.
Quem faz parte do G20?
- África do Sul
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Argentina
- Austrália
- Brasil
- Canadá
- China
- Coreia do Sul
- Estados Unidos
- França
- Índia
- Indonésia
- Itália
- Japão
- México
- Reino Unido
- Rússia
- Turquia
- União Africana
- União Europeia
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA