Governo vai lançar programa que inclui mulheres no mercado de trabalho
A cerimônia ocorrerá na sexta-feira Dia Internacional da Mulher
No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), o governo federal vai lançar o Programa Asas para o Futuro, que pretende incluir mulheres de 17 a 30 anos no mercado de trabalho. Será assinado um acordo de cooperação com o Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a qualificação dessas mulheres, especialmente negras e da periferia.
“Também estamos trabalhando no sentido de garantir a implementação de duas leis que, para nós, são importantes. Uma, que instituímos no ano passado, dos 5% das vagas do Sine [Sistema Nacional de Emprego] serem para mulheres em situação de violência. E a dos 8% no caso dos serviços terceirizados do governo federal”, contou Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, em entrevista à emissoras de rádio durante o programa Bom dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
VEJA MAIS
“Estamos buscando tratativas para, mais para frente, discutir o que é mais importante para as mulheres. Porque parece que elas estão fora, estão simplesmente desempregadas. Mas as mulheres estão na informalidade. Como vamos trazer as mulheres para a formalidade, como vamos incluir a discussão do empreendedorismo”, acrescentou.
A titular da pasta ressaltou que termina nesta sexta-feira o prazo para as empresas entregarem o relatório de transparência salarial, criado a partir da Lei nº 14.611/2023, que dispõe sobre a igualdade salarial entre homens e mulheres.
Segundo Cida, o documento estará disponível a partir do dia 31 de março para consulta.“Após a publicação, as empresas que não cumprirem, vamos notificar. A empresa terá 90 dias para recorrer e, caso as justificativas não sejam aceitas, haverá fiscalização e multa”, garantiu.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA