Estados da Amazônia Legal definem plano de enfrentamento ao coronavírus
Gestores participam do XX Fórum de Governadores em Belém
Durante o XX Fórum de Governadores da Amazônia Legal, o governador do Pará, Helder Barbalho, disse que, até o final desta quinta-feira (12), os chefes dos nove estados presentes no evento - integrantes do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, formado ainda pelo Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins - vão debater um plano de enfrentamento ao novo coronavírus.
BAIXE AQUI o guia de informações essenciais sobre o Coronavírus.
Segundo Helder, a realidade de cada Estado é diferente, mas é preciso um diálogo mais estreito com o governo do Amapá, Roraima e Acre, que têm fronteira com países que já foram afetados pela doença e já identificaram casos.
"Estamos fazendo uma interlocução com as secretarias de saúde de cada Estado da Amazônia e também com o Ministério da Saúde para consolidar os planos. Quanto ao atendimento de pacientes com sintomas suspeitos ou confirmados do coronavírus na região, estamos dialogando com o governo federal para ampliar o número de unidades. Havendo resposta do governo, vamos aumentar a oferta de UTIs para os pacientes. Mas se não houver, queremos fazer um empréstimo para que isso seja possível", afirmou o governador paraense.
O governador do Amapá, Waldez Góes, falou de alguns dos 12 projetos prioritários para a região que foram discutidos durante o evento, entre eles, alfabetização no tempo correto. "Na área da saúde, queremos estabelecer acordos para comprar coletiva de medicamentos de alto custo. Também temos estratégias na segurança pública, no combate ao desmatamento florestal e em outras áreas, como a fiscal, além das questões sazonais, como é o caso do coronavírus. É preciso ter planejamento, fazer monitoramento das fronteiras e o contingenciamento da epidemia", destacou.
Os governadores dos nove estados da Amazônia Legal estão em Belém participando do XX Fórum de Governadores, realizado no Hangar - Centro de Convenções.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA