Decreto de Trump suspende projeto de agência que atua em áreas protegidas da Amazônia

Ajuda a países estrangeiros foi suspensa temporariamente

O Liberal
fonte

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que suspende temporariamente a ajuda a países estrangeiros. A medida interfere na execução de atividades do Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios no Brasil, que é executado pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS, na sigla em inglês), em parceria com o Ibama, desde 2021 e forma brigadistas e atua na Amazônia.

O Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios no Brasil era financiado pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O órgão, que virou alvo de ataques de Donald Trump, presta ajuda humanitária em mais de 100 países.

No Brasil, a agência prioriza iniciativas de conservação da biodiversidade, redução do desmatamento e o combate aos crimes ambientais nas áreas protegidas da Amazônia, incluindo as terras indígenas.

A paralisação das atividades foi determinada no dia 20 de janeiro, após Trump decretar 90 dias de suspensão em todos os projetos que destinavam recursos para países estrangeiros. 

VEJA MAIS

image Retirada de produtos tóxicos do rio Tocantins será feita em abril
Ibama explica dificuldades na operação devido ao aumento da vazão do rio causado por abertura de comportas de usina hidrelétrica

image VÍDEO: Mulher é procurada pelo Ibama após aparecer em vídeo torturando e matando onça-parda
O flagrante foi divulgado no último sábado (18/01) por um fiscal do Ibama

O primeiro acordo entre o Ibama e a USFS foi firmado em 1999, segundo o órgão brasileiro. O Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Fogo no Brasil foi lançado em 2021 e teria duração de cinco anos, se não fossem as medidas recentes do governo americano que tornam o futuro do projeto incerto.

O Ibama informou que a paralisação das atividades “não gera impacto direto no combate ao fogo no Brasil”, mas prejudica aspectos técnicos, devido à “interrupção de algumas ações que poderiam fortalecer e estruturar as instituições brasileiras, particularmente em termos de capacitação de profissionais”.

O órgão ainda afirmou que as atividades já programadas estão sendo avaliadas pelas instituições federais brasileiras envolvidas no Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios, como o próprio Ibama, o ICMBio e a Funai. Elas “estão sendo mantidas ou remarcadas a critério dessas instituições, sem a participação do Serviço Florestal dos Estados Unidos”, garantiu o Ibama.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA