Cúpula da Amazônia: Secretária-geral da OTCA diz que região é provedora de soluções
Alessandra Moreira destacou capacidade de protagonismo da Amazônia
A secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Alessandra Moreira, discursou sobre a importância da região no contexto do debate ambiental. Para a dirigente, em que pese os desafios enfrentados em aspectos como a diversidade, a característica transfronteiriça e as ameaças de ilícitos e infratores, a região é capaz de prover soluções para a questão da sustentabilidade.
VEJA MAIS
Alessandra Moreira apontou, por exemplo, que a OTCA já visava a integração da região amazônica às economias dos seus respectivos países, contudo essa visão ainda não foi plenamente efetivada em razão dos elevados índices de desigualdade.
“A Amazônia não é um problema, é uma provedora de soluções e oportunidades. E isso graças à renovada vontade política, para a qual certamente contribuirão atores do setor privado, do setor financeiro, da academia científica e da sociedade civil,. Sabemos que o desafio é grande e o trabalho que nos espera é colossal”, frisou.
Para ela, a realização da Cúpula e a Carta de Belém, que será assinada durante o evento, serão significativas para demonstrar uma mensagem de respeito e reconhecimento para este organismo intergovernamental no âmbito dos oito países da bacia amazônica.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA