Comissões permanentes da Alepa deliberam sobre subvenção para setor aéreo

Governo estadual quer fomentar ampliação e criação de linhas aéreas no território paraense

O Liberal
fonte

O total de sete Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em reunião extraordinária e conjunta, deliberaram sobre projetos de autoria do governo do Pará, na terça-feira (17/12). Entre os projetos de lei, destaque para o PL de nº 703/2024, que autoriza o governo estadual a conceder subvenção econômica às empresas aéreas que operam ou que vão operar voos internacionais em aeroportos no Pará. 

A reunião foi coordenada pelo deputado Wenderson Azevedo Chamon, mais conhecido como Chamonzinho (MDB). Ele preside a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO). Além da CFFO, o Projeto de Lei foi analisado e votado pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJRF); de Viação, Transportes, Infraestrutura e Obras Públicas (CVTIOP); e de Turismo e Esporte (CTE).

O PL nº 703/2024 autoriza o governo estadual a conceder subvenção econômica às empresas aéreas que, a partir de 1º de janeiro de 2025, iniciem operações de linhas internacionais ou expandam voos que gerem novas conectividades internacionais, incluindo operações de carga e de passageiros. As rotas devem ter como origem, conexão ou destino aeroportos localizados no Pará.

VEJA MAIS

image Governo do Pará quer conceder subvenção econômica ao setor aéreo para fomentar crescimento
Projeto foi enviado à Alepa e passa por Comissões antes de ir a Plenário, o que é previsto para o ano que vem

Por meio de decreto, o Poder Executivo vai definir o quantitativo de voos, sua periodicidade e as demais condições para o recebimento da subvenção. A documentação comprobatória de cada repasse do benefício deverá ser encaminhada à CFFO. A subvenção será concedida por um prazo de cinco anos, conforme especificado no ato concessivo do benefício.

Setur deve monitorar fluxo de turistas, prevê projeto de lei

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) deve enviar relatório semestral à Comissão de Turismo e Esporte (CTE) com o quantitativo do fluxo de turistas estrangeiros que embarcaram e desembarcaram no aeroporto internacional do Pará.

Por sua vez, as empresas interessadas deverão apresentar projeto detalhado com projeções de operações mensais e anuais, demonstrativo de viabilidade econômico-financeira, frequência das operações de voos, estimativa de passageiros e fluxo turístico, bem como a ocupação média por operação internacional.

Quanto às despesas públicas, o PL diz que elas não podem superar o valor anual a ser estabelecido por ato conjunto das secretarias estaduais de Planejamento e Administração (Seplad), da Fazenda (Sefa) e do Turismo (Setur). O teto é de R$ 14 milhões por exercício.

Na mesma reunião, também foi aprovado projeto que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), fixando valores para os Poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e demais órgãos independentes. A emenda apresentada pelo líder do governo, deputado Iran Lima (MDB), determina que, em caso de excesso de arrecadação, até 50% do valor excedente será distribuído entre os referidos poderes e órgãos.

Participaram da reunião extraordinária, além da CFFO, CCJRF, CVTIOP e CTE, as Comissões de Divisão Administrativa do Estado, Assuntos Municipais e Tributação (CDAEAMT); de Agricultura, Terras, Indústria, Comércio e Serviços (CATICS); de Educação (CEDU); e de Relações do Trabalho, Previdência e Assistência Social (CRTPAS).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA