Senado aprova reajuste de 9% no salário de servidores

Medida se volta para servidores federais civis, incluindo aposentados e pensionistas, a partir de maio de 2023

O Liberal
fonte

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (22), o texto-base da MP 1.170/2023, que reajustou os vencimentos de servidores públicos. A medida provisória estabeleceu reajuste linear de 9% para servidores federais civis, incluindo aposentados e pensionistas, a partir de maio de 2023.

A MP perdia validade na sexta-feira (25), e dependia da aprovação no Senado e na Câmara dos Deputados. Agora, o texto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

VEJA MAIS

image Câmara inicia votação do novo arcabouço fiscal, descartando mudanças feitas pelo Senado
Relator já havia indicado anteriormente um acordo entre os líderes parlamentares para a remoção do trecho relativo à inflação

image Pacheco: Senado pode estender prazo para votação da reforma tributária além de 4 de outubro
Presidente do Senado afirma que o texto precisa ser benéfico e seguro, abordando as implicações nas relações de consumo, negócios, sociedade e arrecadação

O pagamento com o reajuste já está sendo feito desde junho. O auxílio-alimentação também aumentou (43%), passando de R$ 458 para R$ 658 mensais.

Ainda houve ampliação da margem consignável de servidores federais, que passam a ter disponíveis 45% do salário para contratar empréstimos. Hoje, essa margem é de 35% do salário, uma vez que 10% estão obrigatoriamente destinados à utilização de cartão de crédito consignado e cartão de benefícios consignado.

A MP foi editada após a sanção pelo presidente Lula da Lei 14.563/23, que incluiu no Orçamento da União os recursos necessários para a ampliação do reajuste aos servidores civis.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA