CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Advogado do Pará comenta parecer da AGU sobre licenciamento da Margem Equatorial

AGU contestou indicativo do Ibama sobre eventuais impactos do tráfego de aeronaves no Aeroporto Municipal de Oiapoque (AP)

Maycon Marte
fonte

Em novo desenrolar sobre a exploração de petróleo na margem equatorial, o advogado geral da união, Jorge Messias, aprovou novo parecer jurídico sobre o licenciamento. A AGU contesta o indicativo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre eventuais impactos do tráfego de aeronaves às comunidades tradicionais próximas da área de exploração. O presidente da comissão de meio ambiente da OAB, no Pará, Luis Antonio de Brito, avalia que o parecer da AGU tem caráter orientativo, tanto para o Ibama quanto para a União.

“O Ibama rigorosamente é uma autarquia, ele é independente ele tem uma certa autonomia em relação à União, mas esse parecer é um indicativo de uma interpretação jurídica que deve ser seguida, então a tendência é que essa orientação da AGU seja seguida pelo Ibama nesse aspecto específico”, aponta Brito.

Essa discussão recai sobre o Aeroporto Municipal de Oiapoque (AP), de responsabilidade do estado, e, por isso, segundo a AGU, o Ibama não tem atribuições legais para reavaliar o licenciamento do espaço. O especialista destaca que atravessar as responsabilidades de outras instituições geraria um trabalho desnecessário e tornaria processos mais complexos. “O Ibama não pode atravessar essa competência porque a gente tem no direito ambiental um princípio que chama unicidade e licenciatura. Então, eu só posso ser licenciado por um índio. Senão teríamos que pedir licença de todo mundo, isso seria retrabalho, deixaria tudo mais complexo e mais custoso”, afirma.

Na avaliação de Brito, “a tendência é de que ele (o Ibama) deixe de analisar esse aspecto”. Para ele, a movimentação da AGU seria uma tentativa de mediação para que os lados opostos nesse cenário consigam encontrar uma direção única. “No final das contas esse parecer não esgota toda a discussão, mas está fazendo apreciação específica da questão do aeroporto e alguns outros detalhes que tem haver também com outros detalhes, como consultar a Funai”, explica.

VEJA MAIS

image 'Nós vamos explorar', diz Lula sobre Margem Equatorial
Presidente afirmou que o Brasil não vai deixar de pesquisar a área e que ela é distante da costa

image Petrobras anuncia descoberta de petróleo na Margem Equatorial
Descoberta ocorreu na Bacia Potiguar, entre Ceará e o Rio Grande do Norte. A Margem Equatorial é uma região litorânea que, no Brasil, vai do Amapá ao Rio Grande do Norte, passando pelo Pará

image Margem Equatorial garantirá independência energética, diz ex-ministro Bento Albuquerque
Reservas de petróleo vão começar a declinar a partir de 2032, afirma ex-ministro

O Ibama também teria solicitado a manifestação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) sobre eventual impacto do sobrevoo de aeronaves na região, mas a consulta não está prevista na legislação ambiental aplicável ao caso. Sobre a consulta, o presidente da comissão destaca que se “não conta com base legal para a consulta, não seria obrigatório”. Ele acredita que a AGU está tentando unificar as direções dos agentes federais.

“O parecer vem com uma tentativa de uniformização, então o governo federal, tem que caminhar em uma só direção, porque se ele ficar se debatendo internamente isso vai ser prejudicial”, conclui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA