logo jornal amazonia

Operação ‘Curupira’ completa 20 dias de combate a crimes ambientais no Pará

As ações já resultaram em duas prisões, em flagrante, e 252 abordagens a pessoas, automóveis, motocicletas e caminhões

O Liberal
fonte

A Operação “Curupira” completou, nesta segunda-feira (6), vinte dias de combate a crimes ambientais em áreas consideradas críticas no Pará. De acordo com a de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), as ações já resultaram em duas prisões, em flagrante, e 252 abordagens a pessoas, automóveis, motocicletas e caminhões.

Entre os materiais apreendidos estão oito armas de fogo, 153 munições, 10 motores-bomba, 100 sacas de carvão, 35 cabeças de gado e 8 mil litros de combustível. Dentre os crimes ambientais que são alvo da operação, estão o desmatamento, exploração ilegal de recursos naturais, incêndios florestais e outros atos ilícitos que causam impactos à natureza.

VEJA MAIS

image Em 45 países, madeireiras com selo verde são acusadas de infrações ambientais
Pará está na lista com empresas com multas milionárias do Ibama

image Operação conjunta apreende maquinário em garimpo de São Félix do Xingu
Área de lavra conhecida como garimpo Pedra Preta estava com licenças vencidas

image Base fixa de fiscalização e combate a crimes ambientais é instalada em Uruará, no Pará
“Estamos atuando nas regiões onde os crimes ambientais acontecem de forma mais acentuada, diz o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado

Até o momento foram realizadas 23 incursões integradas e quatro ações de barreira para controlar o fluxo de pessoas e mercadorias em áreas pontuais. O trabalho das equipes resultou também no embargo de 213 hectares, o equivalente a 258 campos de futebol. Os agentes apreenderam 14 máquinas e seis conjuntos de máquinas do tipo peneira, utilizados em áreas de garimpo e exploração ilegal.

A operação observa todo e qualquer ilícito ambiental e embargou cinco áreas de garimpo durante as fiscalizações. Foram emitidas 10 validações ambientais e lavrados cinco autos de infração ambiental. Com o uso de drones foram mapeadas cinco áreas de risco. Também houve multa para dois imóveis e apreensão de seis bens por ausência de documentação fiscal.

Bases

A Operação “Curupira” inicialmente instalou em São Félix do Xingu, na região sudeste do Pará, a primeira base fixa para alinhamento, deliberações e demais procedimentos necessários. Serão três bases implantadas para garantir a presença do Estado de forma permanente na região, destaca o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

image Operação Curupira: MPF diz que grupos tentam impedir operações contra crimes ambientais no Pará
Segundo o MPF, lideranças políticas e empresários rurais estariam articulando formas de evitar ou atrapalhar a operação que ocorre em pelo menos 15 municípios

image São Félix do Xingu: Pará lança ‘Operação Curupira’, de combate a crimes ambientais
As ações tiveram início na manhã desta quarta-feira (15)

“Nesses 20 dias de atuação, a operação vem ganhando êxito em ser uma ação permanente de fiscalização e combate aos crimes ambientais. Instalamos recentemente mais uma base fixa no município de Uruará. Tão logo faremos mais uma, a terceira como estava previsto, no município de Novo Progresso. É mais um ponto que demonstra a presença do Estado, a partir do qual combateremos as irregularidades”, afirma o secretário.

A Operação “Curupira” mobiliza servidores das secretarias de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), da Fazenda (Sedfa) e de Administração Penitenciária (Seap); das polícias Militar, Civil e Científica; do Corpo de Bombeiros Militar; Defesa Civil e da Agência de Defesa Agropecuária do Pará. O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) garante o apoio logístico e aéreo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA