logo jornal amazonia

Barcarena: Receita Federal e Polícia Federal apreendem quase 3 toneladas de cocaína em porto do Pará

Apreensão é considerada a maior em portos brasileiros da história, segundo a RF. Somente no porto de Vila do Conde, já foram quase 5 toneladas desde o ano passado

Victor Furtado
fonte

Quase 3 toneladas de cocaína foram apreendidas, no final da noite desta sexta-feira (4), em Barcarena, nordeste do Pará. Essa foi considerada a maior apreensão de drogas, em portos brasileiros, da história. As informações são da Receita Federal do Brasil, que atuou em conjunto com a Polícia Federal. A carga tinha como destino a cidade de Sines, em Portugal.

A substância, segundo nota da RF, foi ocultada dentro de sacas de farelo de soja, num contêiner. Após analisarem a carga, com a ajuda do cão farejador Isa, conseguiram localizar, mais precisamente, 2,75 toneladas de cloridrato de cocaína. Por enquanto, ninguém foi preso. Novas investigações serão iniciadas a partir dessa operação.

image A apreensão de drogas da noite desta sexta, em Barcarena, é considerada uma das maiores da história em portos brasileiros (Receita Federal / Divulgação)

 

LEIA MAIS SOBRE O TRÁFICO DE DROGAS BRASIL - PORTUGAL

image Militar paraense é afastado do cargo de tenente quatro meses após prisão em Portugal
Ele é um dos investigados pela participação em esquema de tráfico internacional de drogas

image Quem são os paraenses presos em Portugal por tráfico internacional de drogas
O quarto paraense envolvido no esquema foi detido no último sábado (8) no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, usando documentação falsa

image Paraenses presos em Portugal: PF investiga tráfico internacional de drogas em 4 cidades do Pará
A operação "Euterpe" dá continuidade às investigações iniciadas no final de junho, com a operação Norte Tropical, da Polícia Judiciária de Portugal. Três paraenses foram presos por traficarem 320 quilos de cocaína em uma carga de açaí

image Paraenses completam três meses presos em Portugal por tráfico de drogas
O tenente Aderaldo Pereira de Freitas Neto, da PM do Pará, o empresário Marco Antônio Faria Júnior, que tem negócios em Barcarena, foram presos em junho num esquema que pode estar ligado a operações do "Escobar Brasileiro"

A Receita Federal e a Polícia Federal informam que já apreenderam mais cinco toneladas de cocaína no porto de Vila de Conde, em Barcarena, entre 2021 e 2022.

Uma das últimas operações no porto resultou numa parceria entre a Polícia Federal do Brasil e a Polícia Judiciária de Portugal, na operação Norte Tropical e demais desdobramentos, que levou à prisão três paraenses envolvidos no tráfico internacional de drogas, também para Portugal, em junho deste ano, e um quarto preso no mês passado. Uma carga de cocaína estava escondida em meio a uma carga de açaí.

De acordo com a polícia lusitana, os suspeitos do caso das drogas na carga de açaí podem ter envolvimento em um esquema bem maior, comandado por Ruben Oliveira, conhecido como “Xuxas” e considerado o maior traficante português, e Sérgio Carvalho (o “Major Carvalho”), chamado de “Escobar Brasileiro”.

Apesar das semelhanças entre os casos, a PF ressaltou que, a princípio, não há ligação entre os crimes. Novamente, a investigação pode ter participação da Polícia Judiciária de Portugal, já que as drogas tinham como destino o país europeu.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA