CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Banpará alerta para golpes por mensagem de texto no celular

Criminosos tentam obter informações confidenciais de clientes bancários

Dilson Pimentel

Um dos crimes mais recentes aplicados por criminosos é a confirmação de dados via mensagem de texto. Funciona assim: a pessoa recebe um SMS, via celular, solicitando a regularização da conta bancária ou do cartão de crédito. E, ao responder e de posse dessas informações, o golpista pode fazer compras, fazer empréstimos e até adquirir veículos. 

O superintendente de Risco Operacional do Banco do Estado do Pará (Banpará), Abel Rodrigues, explica que essa prática é conhecida como Phishing. “É a tentativa fraudulenta de se obter informações confidenciais como nomes de usuário, telefones de confiança, senhas e detalhes de cartão de crédito, por meio de disfarce de entidade confiável e através de uma comunicação eletrônica”, explicou. "Em hipótese alguma, encaminhamos links ou solicitamos senhas", alerta o superintendente. 

Para combater esse tipo de prática, o Banpará também tem recebido investimentos na segurança do sistema e na comunicação com seus clientes. “O banco adota como meios de contato as ligações de chamadas (registradas) e SMS, nos quais encaminhamos ou repassamos orientações aos clientes. Ressaltamos que também utilizamos nossos canais digitais, APP e Internet Banking”, afirmou Abel Rodrigues. 

Ainda segundo ele, o Banpará atua com o Sistema Multifatorial, que garante um processo de transações ainda mais confiável, porque faz a verificação randômica dos dados cadastrais do cliente e evita o acesso de terceiros à plataforma: “Com relação à comunicação que é realizada via SMS pelo banco, sempre informamos que, em hipótese alguma, encaminhamos links ou solicitamos senhas ou posições/foto do Cartão Chave de Segurança", acrescentou. 

Além de garantir a confiabilidade do canal de comunicação, as mensagens enviadas pela instituição sempre serão enviadas aos clientes através do número ‘29634’, mas o superintendente enfatizou que o Banpará nunca envia e-mails. Sempre que desconfiar desse tipo de mensagem, a pessoa deve ligar para o seguinte número: 0800 280 6605 (com informações da Agência Pará).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA