Vigília de Pentecostes leva milhares de fiéis à Praça Santuário de Nazaré
A Solenidade iniciou com a vigília de Pentecostes a partir das 13h30, na Praça Santuário de Nazaré, com o tema “Um olhar para frente e para o alto”.
Uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico, que marca o encerramento do Tempo Pascal, a Solenidade de Pentecostes será celebrada neste domingo (28). A celebração ocorre 50 dias após a Páscoa de Cristo.
O momento será celebrado em todo mundo, onde os cristãos relembram a efusão do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus Cristo, conforme descrito no Novo Testamento, momento em que Jesus é dado e comunicado como pessoa divina, onde o Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho.
VEJA MAIS
Neste sábado (27), a Solenidade iniciou, em Belém, com a vigília de Pentecoste a partir das 13h30, na Praça Santuário de Nazaré, com o tema “Um olhar para frente e para o alto”. O momento reúne milhares de fiéis das 103 paróquias, movimento, pastorais e novas comunidades da Arquidiocese.
Durante a programação houve momentos de louvor, animação, consagração a Nossa Senhora, dança, teatro, adoração, encerrando com missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Paulo Andreolli, e o clero arquidiocesano.
Centenas de fiéis acompanharam a missa na Praça Santuário. “A festa de Pentecostes é sempre grande na Igreja. Nós tivemos essa ideia de fazer uma grande celebração e a convocação feita ao povo de Deus teve uma resposta maravilhosa”, disse Dom Alberto. “Uma tarde de atividades artísticas, de momentos de pregação, de oração, de encontro entre as pessoas, representação de toda a Arquidiocese e essa missa participada com tanta intensidade”, afirmou.
Este ano o Pentecostes ganha ainda mais significado à medida que emerge de um período desafiador que vivemos. A pandemia da covid-19 trouxe inúmeras dificuldades e incertezas, mas a mensagem central de Pentecostes continua sendo uma fonte de esperança, renovação e unidade para os cristãos.
No domingo (28), dia da Solenidade de Pentecostes, haverá Missa ao longo do dia, nas 103 paróquias da Arquidiocese celebrada pelos padres e vigários de acordo com a programação de cada uma.
Programação da Vigília de Pentecostes
13h30 – Animação, louvor, procissão e Consagração a Nossa Senhora
15h40 – Reflexão sobre o Tema da Vigília de Pentecostes
16h10 – Louvor, Animação e apresentação teatral
17h – Adoração com Efusão do Espírito Santo
18h30 – Missa da Vigília com toda Arquidiocese
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA