Medicamentos da Farmácia Popular no Pará: Saiba como ter acesso

No Estado, 781 espaços são autorizados com Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB)

O Liberal
fonte

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), que disponibiliza medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde (APS) em parceria com farmácias e drogarias da rede privada, está presente no Pará. O Estado possui 781 espaços autorizados. Em 2023, 14 novos estabelecimentos foram credenciados no Pará.

VEJA MAIS

image 1,3 milhão de paraenses serão beneficiados com retomada da Farmácia Popular
Governo anunciou lista com itens que podem ser retirados gratuitamente por todos os beneficiários, exclusivamente por mulheres e também medicamentos que passam a ter 90% de desconto

image Beneficiários do Bolsa Família poderão retirar gratuitamente 40 medicamentos na Farmácia Popular
Anticoncepcionais; fraldas geriátricas, e remédios para tratamento de Doença de Parkinson, controle do colesterol e controle da rinite, que apenas tinham desconto, agora podem ser retirados de forma gratuita

Segundo o Ministério da Saúde, o programa contempla o tratamento de 11 doenças e oferece tanto medicamentos gratuitos quanto fraldas geriátricas e medicamentos subsidiados. No caso dos subsidiados, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.

Entre junho e novembro de 2023, o Farmácia Popular atendeu 41.092 beneficiários do Bolsa Família no Pará, com a dispensação de mais de 16,7 milhões de medicamentos e fraldas geriátricas, com investimento de R$ 3 milhões. Até novembro do ano passado, mais de 245 mil paraenses tiveram acesso a medicamentos pelo programa. 

Para acessar os medicamentos disponíveis, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do Farmácia Popular. A pessoa precisa apresentar documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF, além de receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares. 

No caso de fraldas geriátricas, o paciente deverá ter idade igual ou superior a 60 anos ou ser pessoa com deficiência, e deverá apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso.  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ