Vacina contra dengue é distribuída no Pará; saiba quando começa a vacinação em Belém
A imunização será feita exclusivamente nas UBS, informa a Sesma. Cerca de 60% do total de doses vai para a Região Metropolitana de Belém
As doses da vacina contra dengue que chegaram ao Pará na última sexta-feira (7), já começaram a ser distribuídas aos municípios nesta segunda (10) – informa a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) diz que aguarda a sinalização do Governo do Estado para disponibilizar o imunizante nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A expectativa é que na próxima segunda-feira, 17, inicie a imunização na capital. A Região Metropolitana de Belém (RBM) concentra 61,8% das 54 mil doses recebidas do Ministério da Saúde.
Ainda segundo a Sespa, a distribuição do imunizante começou pela Região dos Carajás, para onde estão sendo destinadas 19.323 doses, o que corresponde a 35,7% do total de vacinas do Estado. A divisão entre os municípios dessa região está sendo feita da seguinte maneira:
- Abel Figueiredo (138)
- Bom Jesus do Tocantins (330)
- Brejo Grande do Araguaia (161)
- Canaã dos Carajás (1.669)
- Curionópolis (451)
- Eldorado dos Carajás (676)
- Itupiranga (1.201)
- Marabá (575)
- Nova Ipixuna (290)
- Parauapebas (5.840)
- Palestina do Pará (152)
- São João do Araguaia (323)
Já para os municípios da RMB, a Sespa informa que o montante de doses soma 33.411, distribuídas da seguinte forma:
- Belém (21.127)
- Ananindeua (8.404)
- Marituba (2.162)
- Benevides (1.249)
- Santa Bárbara (469)
No nordeste do Pará, outro município que também está sendo contemplado neste momento é Dom Eliseu (1.342).
VEJA MAIS
Vacinação ainda não começou em Belém
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou, em nota, que ainda não recebeu as doses de vacinas contra a dengue e aguarda autorização da Sespa para retirar as vacinas na Central Estadual de Imunobiológicos (CEI) e, então, disponibilizá-las nas Unidades Básicas de Saúde – único local onde os imunizantes serão ofertados no momento, devido a uma recomendação do Ministério da Saúde.
"Assim que for autorizada, a Sesma irá iniciar o processo de distribuição das vacinas nas Unidades Básicas de Saúde. A previsão é de que o imunizante esteja disponível ao público alvo na próxima segunda-feira (17)", informa a Secretaria que também diz que está ministrando oficinas para servidores da área de saúde para capacitação na aplicação da vacina contra a dengue.
Tanto a Sespa quanto a Sesma explicam que a vacina contra a dengue será aplicada primeiro em pessoas de 10 a 14 anos, com um esquema de duas doses - com intervalo de três meses entre elas.
Casos de dengue
Segundo a última nota enviada pela Sespa à Redação Integrada de O Liberal, neste ano de 2024, até o dia 15 de maio passado, foram registrados 9.297 casos confirmados de dengue – um aumento de 102,02% em relação ao número de casos de 2023, que foram de 4.602.
Em óbitos, até 15 de maio de 2024 houve o registro de seis mortes pela doença, sendo três em Belém; uma em Altamira; uma em Marabá; e uma em Monte Alegre. No ano de 2023, o Pará registrou uma única morte por dengue.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA