Romeiros descartaram cerca de 100 toneladas de recicláveis
Além dos catadores de recicláveis, mais de mil agentes da Prefeitura realizaram a limpeza do percurso do Círio

Romeiros que participaram da Trasladação e do Círio 2018 jogaram, pelo menos, 100 toneladas de materiais recicláveis no chão durante as procissões nazarenas. Esse é o calculo da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que estima que 100 toneladas de materiais recicláveis tenham sido coletadas, em dois dias, pelos 280 catadores que trabalharam nas ruas das duas principais romarias nazarenas.
A pesagem oficial só inicia amanhã, mas imagens do galpão do canal São Joaquim, um dos três onde o serviço de separação está sendo feito, já demonstra a quantidade considerável de materiais coletados.
Segundo a presidente e catadora da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci (Coca Vip), Nádia da Luz, o período do Círio é a época em que os catadores mais coletam materiais. Atuante da rede CataPará, ela detalha que só a referida rede conseguiu coletar, com os 70 profissionais envolvidos, nos dois dias de eventos, quase 15 toneladas de materiais.
"Na Trasladação tiramos uma tonelada de papelão, uma tonelada e meia de plástico filme e cinco toneladas de pet, entre garrafas e copos descartáveis; além disso, também retiramos 50 kg de vidro" especifica. Já no Círio foram seis toneladas de pet, 800 kg de plástico filme, 600 kg de papelão e 20 kg de vidro. "A gente tira não só para ajudar o meio ambiente e nos sustentarmos, mas também para evitar que as pessoas se machuquem. Muitos idosos e crianças deslizam nesses materiais" esclarece.
De acordo com a Sesan, além do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, mais de mil agentes da Prefeitura de Belém realizaram a limpeza do percurso por onde passaram os fiéis. Eles estimam que, considerando apenas os resíduos não-recicláveis, cerca de 500 toneladas de lixo tenham sido recolhidos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA