Pará lidera geração de empregos na região Norte e alcança 46 mil postos entre janeiro e setembro

O estado foi responsável por cerca de 38% de todos os postos de trabalhos na Região Norte e lidera o ranking entre os estados dessa região

O Liberal
fonte

Mantendo a trajetória positiva na geração de empregos, o Pará registra cerca de 46 mil novos postos de trabalhos gerados ao longo deste ano e alcança a 12ª colocação no ranking nacional de empregabilidade.

Os dados foram confirmados com o novo estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que teve como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, do Ministério do Trabalho.

Conforme os novos dados, em setembro deste ano, no comparativo entre admitidos e desligados, foram feitas 42.508 admissões, contra 33.939 desligamentos, o que gerou um saldo positivo de 8.569 postos. Chega a nove meses consecutivos que o estado aponta resultados positivos, com destaques para os setores de comércio, serviço e construção civil.

VEJA MAIS

image Pará lidera geração de empregos formais no Norte em setembro
Estado teve saldo de 9.041 mil novos postos de trabalho

image Pará lidera geração de empregos formais na região Norte em maio de 2024
Brasil também tem saldo positivo, mas é afetado pelas enchentes no Rio Grande do Sul

image Belém lidera a geração de empregos no Pará, nos últimos 10 anos
De 2011 a 2020, em média, cerca de 100 mil pessoas foram admitidas por ano, na capital paraense

Os dados ainda trazem uma informação relevante: o Pará foi responsável por cerca de 38% de todos os postos de trabalhos na Região Norte e lidera o ranking entre os estados dessa região.

"Setembro se destacou como um mês extremamente positivo para a empregabilidade, para o emprego formal. Nós, nesse mês, tivemos o recorde de número de vagas, cerca de 8.500. Logo, percebemos que as políticas públicas, emplacadas pelo nosso governo, estão contribuindo para além do desenvolvimento econômico e social, mas também atraindo a geração de emprego e renda. As atividades econômicas tiveram praticamente o mesmo desempenho, com um pouco mais de duas mil vagas nos setores de serviços, comércio e construção civil. O dado novo é da construção civil, que esteve parada no ano passado e agora retoma com muita força as suas atividades, principalmente por conta das obras públicas que o governo vem realizando em preparação à COP30. Além disso, temos também os incentivos fiscais, a atração de novos investimentos e pretendemos finalizar este ano, alcançando cerca de 60 mil novas vagas com carteira assinada no mercado de trabalho paraense", comenta o Secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Inocencio Gasparim.

Oportunidades

Como um incentivo à empregabilidade, o Sistema Nacional de Emprego, o Sine, gerenciado pela Seaster, tem recrutado, pré-selecionado e intermediado profissionais para o mercado de trabalho. Além de realizar a intermediação de mão de obra, o Sine, como serviço público e gratuito, garante o cadastro de vagas de emprego, entrevistas, atualização de currículo e emissão de seguro-desemprego. 

Em Belém, o trabalhador pode acessar o banco de vagas e realizar o seu cadastro, de forma presencial, nas Estações Cidadania do bairro do Guamá, São Brás e do Shopping Pátio Belém, além das Usina da Paz do Icuí, Cabanagem, Marituba, Bengui, Terra Firme, Jurunas e Guamá.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ