CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Controladoria-Geral do Estado integra projeto de tecnologia que dá transparência na gestão pública

CGE passou a integrar rede nacional de instituições que buscam a promoção de medidas de gestão com foco em inovação e troca de conhecimentos

Agência Pará

A Controladoria-Geral do Estado do Pará agora faz parte, oficialmente, da Rede Blockchain Brasil (RBB), tornando-se a segunda secretaria de controle estadual do país a aderir ao projeto, de iniciativa do Governo Federal.

A RBB é liderada pelo BNDES e TCU e tem o objetivo de fomentar a adoção da tecnologia blockchain, um mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa, o que contribui para o desenvolvimento de aplicações voltadas ao interesse público.

VEJA MAIS

image Universidades federais manifestam apoio às normas para transparência de emendas parlamentares
STF determina prazo de 30 dias para regulamentação do uso de recursos de emendas em instituições de ensino superior, reforçando a importância da prestação de contas

image Ana Toni: Brasil buscará reconstrução da confiança multilateral e avanços climáticos na COP 30
Em Belém, o governo brasileiro apostará em transparência, financiamento climático robusto e protagonismo nas pautas de adaptação e mercado de carbono para consolidar legados regionais e globais

“A CGE/PA se direciona para a modernização e a adoção de soluções tecnológicas em suas práticas de controle e auditoria, para fortalecer sua atuação através de ferramentas e parcerias estratégicas. Além de firmar o compromisso em busca da excelência, inovação e transparência na gestão pública estadual”, destacou o controlador-geral do Estado, André Bassalo.

A tecnologia blockchain é potencialmente interessante para implantações focadas em transparência e confiança, como confirma o Acórdão 1613/2020 do TCU, que aponta como um dos seus maiores potenciais da tecnologia a implantação de medidas anticorrupção e pró-transparência.

“Fazer parte de uma rede seleta de instituições de abrangência nacional é fundamental para estimular parcerias institucionais, promover a inovação e a tecnologia, além de viabilizar a troca de conhecimentos e experiências. O que contribui para o fortalecimento institucional, aumenta a credibilidade e a confiança perante a sociedade”, informou o auditor de finanças e controle, Gabriel Dantas, um dos responsáveis pela adesão ao projeto.

Rede Blockchain Brasil

É uma rede de instituições, de abrangência nacional, composta de estrutura de governança e infraestrutura tecnológica, que tem o objetivo de facilitar a adoção da tecnologia de blockchain para a implementação de aplicações de interesse público. A criação da rede permitirá a otimização de recursos, redução de custos e remoção de barreiras de entrada para uso da tecnologia e a inovação no setor público.

A RBB foi fundada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Tribunal de Contas da União (TCU), através de um Acordo de Cooperação, assinado em 12/04/2022.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ