Naufrágio na Ilha de Cotijuba: lancha saiu do Marajó com destino a Belém, diz prefeitura

Foram encontrados 14 corpos e 30 pessoas resgatadas, de um total de 70 passageiros

O Liberal

A lancha que naufragou na Ilha de Cotijuba, na manhã desta quinta-feira (8), tinha saído da ilha do Marajó com destino a Belém. A informação foi repassada pela prefeitura de Belém. A Fundação Escola Bosque (Funbosque) disponibilizou a Unidade Pedagógica da Faveira/Cotijuba para ponto de apoio às vítimas do cidente. A Funbosque também ofereceu um ônibus e uma embarcação paras as famílias. Foram resgatadas 30 pessoas e 14 corpos foram encontrados, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

As autoridades disseram que a embarcação tinha 70 passageiros. A Prefeitura está atuando por meio de ações da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Fundação Escola Bosque (Funbosque), Guarda Municipal e Comissão de Defesa Civil. 

VEJA MAIS

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: barco afunda próximo à ilha e deixa vários mortos
Vídeos mostram crianças recebendo os primeiros socorros. Corpo de Bombeiros já confirmou naufrágio.

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: moradores tentam socorrer tripulantes de embarcação; vídeo
Algumas cenas mostram pessoas, entre crianças e adultos, sendo trazidas à terra firme em pequenos barcos

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: confira a lista de sobreviventes
Listagem de pessoas resgatadas com vida foi confirmada pelo Samu

O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Grupamento Fluvial foram acionados para atender as vítimas. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), que conta com o Serviço Atendimento Móvel Urgência (Samu), oferece ajuda no local do acidente com ambulancha e ambulâncias. 

A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Estado do Pará (Arcon-Pa) informou que já havia notificado a empresa responsável pela embarcação e comunicou a Capitania dos Portos sobre a irregularidade do transporte aquaviário. A embarcação não possuía autorização para realizar transporte intermunicipal passageiros junto ao órgão estadual e realizou a viagem partindo de um porto clandestino na localidade de Camará, no Marajó. De acordo com a Arcon, ao menos 70 pessoas estavam dentro da embarcação. Até 13h23 de quinta-feira (8), foram encontrados 14 corpos e 30 pessoas resgatadas. 

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: 'Estávamos pescando e nos deparamos com essa tragédia', diz pescador
Pescadores localizaram a embarcação próximo à praia do Vai Quem Quer, em Cotijuba

image Naufrágio na Ilha de Cotijuba: Capitania dos Portos vai instaurar inquérito para apurar acidente
A Marinha do Brasil está no local acompanhando o resgate das vítimas

Confira a nota na íntegra da Arcon:

"A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Estado do Pará (Arcon-Pa) informa que já havia notificado a empresa responsável pela embarcação e comunicou a Capitania dos Portos sobre a irregularidade do transporte aquaviário que estava sendo realizado. A embarcação não possui autorização para realizar transporte intermunicipal aquaviário de passageiros junto ao órgão estadual e realizou a viagem partindo de um porto clandestino na localidade de Camará, Marajó. 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social informa que havia 70 pessoas na embarcação. 30 pessoas foram resgatadas com vida e 14 corpos já foram encontrados. O Centro Integrado de Comando e Controle está acompanhando a situação. Um helicóptero do Graesp dá apoio nas buscas, além de 9 embarcações do Grupamento Fluvial.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informam que foram deslocadas outras duas embarcações com equipes de mergulhadores de resgate, que iniciaram o reconhecimento do local e as buscas aos desaparecidos. O naufrágio aconteceu próximo à praia da Saudade, em Cotijuba."

*Em nota preliminar, a Prefeitura de Belém disse às 11h56 que a embaração estava fugindo de fiscalização na área da Agência Distrital de Outeiro (Arout). No entanto, as informações foram corrigidas depois de alguns minutos."

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ