​Municípios discutem ações preventivas de segurança nas escolas

Em Belém, o Conselho Municipal de Educação (CME) apresentou um protocolo de prevenção a ataques no ambiente escolar

O LIBERAL
fonte

Diante dos casos de violência registrados em diversas escolas do País nas últimas semanas, várias instituições têm se mobilizado para discutir e encontrar soluções para este problema. Em Belém, o Conselho Municipal de Educação (CME) apresentou, na última quarta-feira (12), um protocolo de prevenção a ataques no ambiente escolar.

VEJA MAIS

image MEC convoca estados e municípios para discutir ações emergenciais contra violência nas escolas
Propostas incluem elaborar recomendações, oferecer formação virtual para diretores e professores e incentivo para contratar equipes

image Parlamentar paraense apresenta projeto na Câmara que visa aumentar segurança nas escolas
Canais de comunicação entre escolas, famílias e órgãos públicos, além de dispositivos eletrônicos de alerta estão entre as medidas que deverão ser adotadas caso sejam aprovadas

image Parlamentar paraense apresenta projeto na Câmara que visa aumentar segurança nas escolas
Canais de comunicação entre escolas, famílias e órgãos públicos, além de dispositivos eletrônicos de alerta estão entre as medidas que deverão ser adotadas caso sejam aprovadas

Pelo documento, as medidas protetivas a serem adotadas no espaço escolar devem ser baseadas nos princípios da cultura da paz e da educação em direitos humanos, a partir de premissas como respeito às diferenças, cooperação, diálogo, promoção de valores e atitudes de não violência​​ e solidariedade.

Aplicativo

O uso do aplicativo Guardião da Paz, desenvolvido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é uma das medidas previstas pela possibilidade que o sistema oferece de ampliar o controle e a identificação de casos de ameaças e violências. Esta aba do aplicativo, em particular, será monitorada pela Guarda Municipal.

Icoaraci

No próximo dia 30 de abril, no Salão do Júri do Fórum de Icoaraci, representantes de instituições públicas e comunidades escolares de Icoaraci e Outeiro estarão reunidos por convocação feita pela Vara da Infância e Juventude Distrital de Icoaraci, que tem como titular o juiz Antônio Cláudio Von Lehmann Cruz. A área é atendida por 40 escolas, que recebem cerca de 42 mil alunos.

Segundo o magistrado, a ideia é discutir com todos esses atores, ações em andamento e as que precisam ser implementadas para o enfrentamento do fenômeno da violência nas escolas.

Santarém Novo

A Comarca de Vara Única de Santarém Novo promoveu duas reuniões para tratar do mesmo tema. Os encontros, realizados no último dia 12, em São João de Pirabas; e no dia 13, no município-sede, foram presididos pela magistrada titular da Comarca, Célia Gadotti, que acionou o sistema de justiça e instituições ligadas à rede escolar municipal.

Após debates a respeito dos últimos fatos ocorridos em escolas envolvendo crianças e adolescentes, os participantes concordaram em adotar algumas medidas de prevenção que serão discutidas conjuntamente com pais e responsáveis na próxima semana. Os professores deverão conversar com os alunos, repassando orientações e alertando sobre o perigo das fake news.

Conceição do Araguaia

Os promotores de Justiça de Conceição do Araguaia, Alfredo Martins de Amorim (2ª Promotoria) e Adriana Maria Primo de Carvalho (1ª Promotoria), também estiveram reunidos na última quinta-feira (13) com representantes das áreas de Segurança Pública e Educação para tratar de ações preventivas que poderão ser adotadas nos casos de divulgação de ameaças de violência nas escolas do município.

Marabá

Em Marabá, a segurança nas escolas foi pauta de um encontro encabeçado pelos promotores Samuel Furtado, Jane Cleide Souza e Mayanna Queiroz. Na oportunidade, representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação e 4ª URE (Unidade Regional de Ensino) foram ouvidos e tiveram a oportunidade de expor os trabalhos que estão sendo desenvolvidos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ