MP recomenda interdição imediata de ponte em São Sebastião da Boa Vista
A prefeitura tem o prazo de 24 horas para responder se acatará a recomendação e comprovar documentalmente os reparos supostamente realizados na estrutura
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do promotor de justiça Thiago Marsicano da Nóbrega Araújo, emitiu na sexta-feira (25) a Recomendação Ministerial nº 001/2025, exigindo a interdição imediata da Ponte Romeu Monfredo, popularmente conhecida como “Ponte Grande”, localizada no município de São Sebastião da Boa Vista, na ilha do Marajó.
A prefeitura tem o prazo de 24 horas para responder se acatará a recomendação e comprovar documentalmente os reparos supostamente realizados. Caso a recomendação não seja atendida, o Ministério Público adverte sobre a possibilidade de responsabilização civil, penal e administrativa dos gestores envolvidos.
A recomendação surge após constatação de risco iminente de colapso da estrutura, que apresenta rachaduras e deslocamentos na ponte. Apesar dos problemas estruturais, o trânsito de pedestres e veículos ainda era permitido no local.
Entre as medidas recomendadas estão: interdição imediata da ponte, com sinalização adequada e proibição de tráfego até a realização de um laudo técnico por profissional habilitado; adoção de alternativas temporárias para minimizar os impactos da interdição, como rotas alternativas e utilização de balsas, além de elaboração de plano emergencial para reparação ou reconstrução da ponte.
A promotoria também destacou inconsistências nas informações da Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista, que em um ofício atestou a realização de manutenção na estrutura, mas, posteriormente, reconheceu publicamente o comprometimento da ponte e restringiu o tráfego de veículos pesados.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA