Marinha divulga atualização de cartas náuticas para segurança no Marajó; veja quais as novidades
O novo material traz informações sobre profundidades, obstáculos submersos, faróis, bóias e outros auxílios à navegação

A Marinha do Brasil anunciou a publicação de quatro novas cartas náuticas atualizadas para a região dos Estreitos, localizada no arquipélago do Marajó. A área é considerada estratégica para a navegação na Amazônia. O novo material traz informações essenciais para a segurança da navegação, incluindo detalhes sobre profundidades, obstáculos submersos, faróis, boias e outros auxílios à navegação.
Segundo a Marinha, as novas cartas fazem parte do 3º Plano Cartográfico Náutico Brasileiro, que atualizará as cartas da região, e foram elaboradas pelo Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4). Entre as atualizações, destaca-se a inclusão da primeira Carta de Navegação Eletrônica da região, um avanço significativo para a modernização dos mapas náuticos.
A região do Marajó desempenha papel crucial no transporte fluvial de cargas para o Arco Norte e passageiros no norte do Brasil, especialmente no trecho que liga o Rio Pará ao Rio Amazonas. Com a disponibilização das novas cartas, os navegantes da área agora contam com ferramentas mais seguras, modernas e digitais para planejar rotas e evitar perigos durante a navegação.
VEJA MAIS
Para a atualização do 3º Plano Cartográfico Náutico Brasileiro, está prevista a publicação de outras sete cartas para a região, ampliando ainda mais a segurança e a eficiência do transporte fluvial na Amazônia.
Confira as cartas publicadas pelo CHN-4 para Região dos Estreitos:
- Carta náutica 4351 - da Ilha Siriri à Breves
- Carta náutica 4352 - de Breves ao Furo do Tajapuru
- Carta náutica 4353 - da Ilha do Meio à Ilha Macujubim
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA