CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Hospital Materno-Infantil oferece terapia que ajuda a tranquilizar o bebê

A técnica de banho de ofurô, conhecida como banho de balde, é repassada em curso para mães e familiares

Cleide Magalhães
fonte

A equipe médica do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), na região do Baixo Tocantins, no Pará, realiza curso sobre a técnica de banho de ofurô, também conhecida como banho de balde. O banho tem propriedades terapêuticas e é capaz de tranquilizar o bebê, que passa por inúmeros procedimentos durante sua permanência na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O curso é voltado para mulheres gestantes e recém-nascidos que se enquadram nos critérios de admissão na unidade, bem como gestações de médio e alto risco referenciada e recém-nascidos de até 2,5 kg ou 40 semanas pós concepção.

Segundo a fisioterapeuta do HMIB, Mariana Azevedo, durante o curso é explicado às mães todo o processo das manobras do banho do ofurô, aplicando o passo a passo a fim de ensinar as diferenças entre elas, além de esclarecer dúvidas sobre posicionamento do bebê. "A técnica é realizada com um balde com água aquecida em uma temperatura morna, agradável ao bebê. Dessa forma, imergimos o bebê lentamente no balde e fazemos as manobras. Estamos frisando três técnicas neste curso: quieto, dança da respiração e ninar do coração. As manobras são adequadas de acordo com a respiração da criança", explica Azevedo.

A mãe da pequena Laura, Bárbara Cardoso, recebeu orientações durante o primeiro banho de balde da criança, que tem poucos dias de nascida, com as manobras chamadas "quieto", "dança da respiração" e "ninar do coração". “Já tinha pesquisado vídeos sobre a técnica, queria muito aprender e fazer, mas por medo e por não saber, tinha receio. Estou alegre porque o hospital me deu essa oportunidade de aprendizado. Minha filha nunca ficou calma tão rápido. Estou ansiosa para aplicar mais vezes as manobras com ela”, afirma Bárbara.

Além de ajudar a aclamar o bebê, o banho de balde pode proporcionar na diminuição da agitação, e ele pode chegar a adormecer; ativa a circulação sanguínea; diminui as crises de cólicas do bebê e estimula o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Método é repassado para as mães e os familiares

A implantação do projeto no hospital, mantido pelo Governo do Estado do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, ensina a técnica como mobilização não somente às mães, mas também aos familiares, como uma forma de auxiliá-los durante a prática do primeiro banho de balde. 

"Nosso foco é dar uma base de aprendizado para mães e familiares. Muitas delas sabem da existência da técnica e precisam de uma orientação para ter segurança e aplicar nos seus filhos. As mães, além de receber capacitação por meio do curso, terão auxílio de um profissional para aplicar o primeiro banho na prática. Dessa forma, ela tem segurança quanto à técnica e temos certeza que o nosso trabalho é significativo", afirma a supervisora de fisioterapia da unidade, Grace Gonçalves.

Para repassar as etapas do método e ressaltar os benefícios da prática, na última sexta-feira (5), mães, familiares e equipe multiprofissional da unidade receberam a primeira edição do evento. O curso vai acontecer uma vez por mês, mas a equipe da unidade mantém o treinamento nas enfermarias durante a semana para auxiliar as mães.

Além de Barcarena, o HMIB tem como abrangências 10 municípios também do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará (com informações da assessoria do HMIB).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ