Governo do Estado entrega pavimentação asfáltica para moradores do Tapanã em Belém
Segundo bairro mais populoso da capital, ao longo da atual gestão estadual, Tapanã tem mais de 20 quilômetros de asfalto novo
Segundo bairro mais populoso da capital, o Tapanã, recebeu mais de 20 quilômetros de asfalto novo ao longo da atual gestão estadual. Os moradores da área iniciaram 2025 comemorando a pavimentação de novas vias do bairro. "Eu pisava na lama todos os dias. Graças a Deus que o governador Helder Barbalho nos garantiu esse asfalto aqui", afirmou a moradora Rose, que há 17 anos reside na área.
A entrega da nova pavimentação, nesta terça-feira (7), foi feita pela vice-governadora do Pará Hana Tuma, ao lado do prefeito de Belém, Igor Normando, e do secretário estadual de obras públicas (Seop), Ruy Cabral.
Hana Tuma ressaltou os resultados estruturais positivos assegurados pelo programa estadual. “A gente sabe da importância do “Asfalto Por Todo o Pará” na melhoria da qualidade de vida da nossa população, na melhoria da infraestrutura da cidade, na valorização dos bairros, das ruas e na melhoria do dia a dia da população".
Programa melhora o dia a dia da população
A vice-governadora acrescentou: "Desde o início do nosso governo, o programa avança para que a gente possa, assim como no Tapanã - onde já foram entregues mais de 20 quilômetros de ruas asfaltadas, continuar avançando em tornar melhor o dia a dia da nossa população”.
Ao longo de dois quilômetros, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), contemplou a passagem Amoras e as ruas Castelo Branco, Padre Josimar e A, com serviços de pavimentação, terraplenagem, drenagem profunda, construção de calçada, sarjeta e meio-fio, além de sinalização viária.
Morador há 15 anos do Tapanã, Iranildo Teixeira festejou a chegada da qualidade de vida. “A situação desta rua era crítica, ruim. Lama, muito mato. Vivíamos praticamente abandonados aqui na nossa rua. Era situação de ter que tirar a sandália para passar porque era muita lama, as crianças tinham que lavar o pé na porta de casa porque não tinham condições de chegar na escola. As mulheres vinham para a igreja e sonhavam um dia andar de sapato alto aqui. No inverno, praticamente, só o nosso vizinho que comprava o nosso pão, porque não tinha condições de chegar até aqui. Hoje estamos muito satisfeitos, graças a Deus. Agora dá vontade de morar aqui e celebrar a vida e as coisas”, disse Iranildo.
O investimento de R$ 5,6 milhões, do programa "Asfalto Por Todo o Pará", assegura infraestrutura e mobilidade urbana. O secretário Ruy Cabral enfatiza a eficácia da iniciativa estadual. “Uma satisfação enorme retornar ao Tapanã e entregar mais este benefício para os moradores junto da nossa vice-governadora Hana Ghassan Tuma e do prefeito de Belém, Igor Normando".
"É um dos maiores programas de benfeitorias de infraestrutura que leva a condição de mobilidade, de transporte, valoriza as pessoas pelo por todas as regiões do Pará, e aqui, em Belém não pode ser diferente. Estamos orgulhosos por mais um compromisso resgatado, e garantimos, além da obra, empregos, valorizando a comunidade, e isso mostra que nós temos envolvimento, compromisso de cuidar das pessoas, de cuidar da nossa cidade”, enfatizou o secretário de Obras, Ruy Cabral.
Desde 2019, o Estado já liberou mais de 235 quilômetros de pavimentação asfáltica para Belém, sendo 212 já executados no município. Para o bairro do Tapanã, foram aproximadamente 26 quilômetros, sendo quase 21 executados, 4 em andamento e outro 1,7 quilômetro, a ser executado no bairro.
O prefeito de Belém, Igor Normando, também destacou a importância de garantir melhor mobilidade urbana para a população belenense e a parceria entre as gestões estadual e municipal para o desenvolvimento da cidade. “A entrega de asfalto traz dignidade para a população", frisou Normando.
"Essa entrega mostra a importância que cada cidadão de Belém tem para o Governo do Estado, para a prefeitura da nossa cidade e mostra que é possível, sim, ter qualidade de vida, viver numa cidade melhor, através de obras que resgatam a autoestima da nossa população. Hoje, Belém ganha muito com as obras que o governo do Estado tem trazido e, como prefeito da cidade, eu só tenho a agradecer, a comemorar e zelar para que essa parceria continue por muito mais anos para que Belém possa ganhar muito mais”, ressaltou o gestor municipal, Igor Normando.
Legado da realização da COP 30 em Belém
Em parceria com o Governo Federal, através da Itaipu Binacional, o Estado garantiu mais 125 quilômetros de asfalto para Belém como legado da realização da Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas, a COP 30, em novembro de 2025.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA