Entenda o que significa 'égua', 'pomba lesa' e 'gala seca' no Pará
As gírias são muito populares entre os paraenses e fazem parte da cultura do estado. Entenda o significado de algumas das mais populares delas.
Na questão de gírias, os paraenses são os brasileiros que possuem um dos vocabulários mais ricos do país. As expressões populares estão presentes em todo o Pará, da região metropolitana de Belém ao Baixo Amazonas e o sudoeste do estado, e já fazem parte do patrimônio cultural dos paraenses.
VEJA MAIS
Os termos “égua”, “pomba lesa” e “gala seca” são bem tradicionais no dicionário paraense e são algumas das expressões mais usadas. Confira o que elas significam abaixo:
Égua
Além de ser o nome dado a fêmea do cavalo, na região norte do país “égua”, dependendo de como é usada, pode demonstrar espanto, alegria, raiva ou surpresa. O termo é uma espécie de “vírgula do paraense” que pode ser usada em quase todas as frases, semelhante a “poxa” ou “caramba”.
Exemplos: “Égua, que mulher bonita!”, “Égua, que susto!”, “Égua, eu não aguento mais!”, “Égua, eu nem acredito que consegui!”.
Acompanhado do “não”, o termo também serve para demonstrar decepção, algo como “não acredito numa coisa dessas!”. Ex.: “Égua não, esse mano fez isso mesmo?”
Pomba Lesa
No dicionário da língua portuguesa, a pomba é substantivo que dá nome a ave. Em algumas regiões do país o termo também é usado como gíria. No Pará, acompanhado pela palavra “lesa”, a expressão é usada para se referir a alguém que está desligado ou lento, sendo comumente usado para chamar a atenção da pessoa.
Ex.: “Ei! Tu é pomba lesa, é?”
Gala Seca
Apesar de no dicionário o termo "gala” ser usado para descrever o traje de ocasiões solenes, no Pará, "gala seca" é uma expressão usada para descrever uma pessoa com comportamento sem noção e idiota, ou irritante.
Ex.: “Aquele mano só fala besteira, é um gala-seca mesmo”, “Esse cara é gala seca, muito chato”.
(*Beatriz Rodrigues, estagiária sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de Oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA