Criança de 4 anos morre por Influenza em Santarém
Secretaria de Saúde do município reforça a importância da vacinação
Uma criança de apenas 4 anos morreu vítima do vírus Influenza, em Santarém, no oeste do Pará. A informação foi confirmada pelo Setor de Epidemiologia do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, local em que ela foi atendida. A situação está sendo acompanhada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que afirmou, em comunicado à Redação Integrada O Liberal, ser esse o único caso de óbito registrado no estado em 2023.
VEJA MAIS
Em nota, o HMS esclarece que realizou o exame necessário para detectar a doença e o resultado deu positivo para o vírus Influenza A. "Ressaltamos que os protocolos necessários para esses casos foram realizados, a epidemiologia do município foi acionada e o caso foi notificado", diz.
Diante do caso, a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (Semsa) fez um alerta sobre a importância da vacinação contra a gripe, e pede que a população atualize a carteira de imunização. As doses estão disponíveis em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e no hall da prefeitura de Santarém, aos sábados, de 08h às 14h. A vacina que está disponível no município é a trivalente, que protege contra duas cepas do vírus Influenza A e uma cepa do vírus Influenza.
Influenza
A campanha contra a gripe já está acontecendo desde o último dia 30 de março, priorizando pessoas com idade a partir de 60 anos e crianças de 6 meses a 6 anos. A partir de 3 abril, novos grupos foram inseridos como prioridades: puérperas, gestantes, pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde.
De acordo com a Sespa, até o momento, 6,89% das crianças de 6 meses a 5 anos já foram vacinadas, valor que corresponde a 53.639. A meta é alcançar 778.183. Além disso, nenhum óbito por Influenza foi registrado em menores de 12 anos em 2022. A secretaria reforçou, ainda, que alguns casos do vírus podem evoluir com complicações, especialmente em quem tem menos de 5 anos. Pneumonia está entre as principais situações.
“A Sespa destaca que os municípios são responsáveis pela execução da vacinação e as campanhas de vacinação contra a Influenza e covid-19 prosseguem em todo o estado do Pará. A vacina está disponível nas unidades de saúde para crianças a partir de 6 meses de idade”, completa.
Saiba onde se vacinar em Belém
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
USF Aeroporto
USF Barreiro
USF Carananduba
USF Terra Firme
USF Fama
USF Furo das Marinhas
USF Mangueirão
USF Quinta dos Paricás
USF Sucurijuquara
USF Tenoné II
USF Combu
USF Paraíso Verde
USF Parque Verde
USF Paracuri I
USF Radional
USF Canal da Pirajá
USF Fidélis
USF Souza
USF Panorama XXI
UBS Castanheira
UBS Portal da Amazônia
UMS Águas Lindas
UMS Baía do Sol
UMS Bangui II
UMS Cabanagem
UMS Condor
UMS Cotijuba
UMS Fátima
UMS Guamá
UMS Icoaraci
UMS Jurunas
UMS Maguari
UMS Maracajá
UMS Marambaia
UMS Outeiro
UMS Paraíso dos Pássaros
UMS Providência
UMS Satélite
UMS Sideral
UMS Sacramenta
UMS Tapanã
UMS Telégrafo
UMS Terra Firme
UMS Vila da Barca
CSE MARCO
UBS Pedreira
UREMIA
Pontos de vacinação em instituições parceiras de Belém
Hospital da Aeronáutica
Segunda à sexta, 8 às 17h
Hospital do Exército
Segunda à sexta, 8 às 12h
Hospital Naval
Terça e quinta, 8 às 12h
UNAMA Alcindo Cacela
UNIFAMAZ
FIBRA
UEPA Escola de Enfermagem
9 às 17h
Segunda a sexta-feira.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA