Castanhal tem açaí na merenda escolar
Quando chega a hora da merenda não tem criança que não fique ansiosa pelo lanche
Quando chega a hora da merenda não tem criança que não fique ansiosa pelo lanchinho. E se for o açaí com tapioca fica melhor ainda. O cardápio delicioso é oferecido para todos os 25 mil estudantes da rede municipal de ensino de Castanhal.
Na creche municipal Maria Ruth das Chagas Cravo, que atende 249 crianças com idade de 3 a 4 anos, a hora da merenda é só alegria. Cada uma delas recebe o seu potinho com cerca de 150 ml de açaí com tapioca. Não tem criança que não goste. E no final da merenda ficam todos com o sorriso marrom e os olhos brilhantes de felicidade.
VEJA MAIS
As crianças recebem duas refeições nas creches que não são de tempo integral. Na primeira merenda são servidos, por volta das 7h30 da manhã, leite ou mingau com tapioquinha. O açaí com a tapioca é servido no final da manhã.
De acordo com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Meriã Pinheiro, o açaí fica no cardápio da merenda de agosto até novembro. Esse é o período que corresponde a safra do açaí. “Nós aproveitamos as frutas que tem outra sazonalidade como o abacaxi, laranja, tangerina”, disse.
Dentre os fatores pelo qual o açaí foi escolhido para compor a merenda dos estudantes estão o alto valor energético e os nutrientes. “Além de ser um hábito regional que estamos acostumados, tomar açaí agrega muitos benefícios nutricionais. Ele tem ácidos graxos poli e mono insaturados que são indicados para prevenção de doenças cardiovasculares, é antioxidante e ajuda a combater ao colesterol e anemia”, explicou a nutricionista.
A merenda escolar representa para muitas crianças a principal refeição e até mesmo a única do dia. Essa ainda é a realidade de muitas famílias brasileiras e em Castanhal não é diferente. “A gente recebe muitos relatos em nossas visitas às famílias dos estudantes. Tem criança que só tem essa refeição ou o que comem não tem tanto valor nutricional. Então a merenda escolar tem papel importante de fornecer uma alimentação saudável”, contou Meriã Pinheiro.
O açaí que é servido aos estudantes é oriundo das cooperativas que são formadas por produtores da agricultura familiar localizadas nas agrovilas de Castanhal. Segundo a coordenadora de merenda escolar da Semed, Natália Nascimento, o açaí ajuda a fortalecer a agricultura familiar. “É também uma forma de valorizar o homem do campo. Por isso o açaí tem uma importância muito grande para o município. Quando colocamos um produto na merenda escolar que é produzido aqui, estamos ajudando a fortalecer essa economia mesmo que seja com o mercado institucional”, explicou a coordenadora.
Sobre o açaí
O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras, lipídios, fósforo e vitaminas C, B1 e B2. Conhecido também por ser o segundo maior antioxidante existente, o açaí possui boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.
O açaí também é rico em gordura insaturada, o que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas. Essas gorduras insaturadas incluem ômega-3s, 6s, 9s e ácido oleico. Ademais, o ácido palmítico também é encontrado no açaí, que é a gordura saturada encontrada nos frutos das palmeiras.
Como o açaí é cheio de antioxidantes, faz sentido que ajude facilmente a proteger a pele. Ao quebrar os radicais livres, sua pele pode ser menos danificada por elementos prejudiciais à saúde como a fumaça e a poluição.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA