Conselho realiza 1ª Semana de Conscientização da Síndrome de Down em Castanhal
De 21 a 25 de março será realizada um a vasta programação especial
Começa nesta terça-feira (21) e segue até o sábado (25) uma programação especial que faz parte da 1ª Semana Municipal de Conscientização da Síndrome de Down, em Castanhal, criada por meio da Lei Municipal n° 054/2022, de 11 de julho de 2022. A abertura será marcada pela 1ª Caminhada Down de Castanhal, que começa na Praça da Matriz e vai percorrer cerca de dois quilômetros da avenida Barão do Rio Branco, no centro do município.
A programação via reconheceros direitos e as conquistas de todas as pessoas com deficiência, como explica o presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e diretor geral da Associação de Mãos Dadas Cromossomos 21, Luiz Gonzaga Araújo. “É algo muito importante pelo qual estamos lutando há muito tempo. E ter uma semana dedicada à Síndrome de Down é importante para que possamos dar voz a essas pessoas, para que elas possam ser inseridas na sociedade de Castanhal. E a lei segue os parâmetros da lei estadual e da lei internacional que criou o Dia Internacional da Síndrome de Down”, explicou Luiz Gonzaga.
VEJA MAIS
A programação prossegue na quarta-feira (22), com uma sessão especial na Câmara dos vereadores de Castanhal, alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down. “Reuniremos autoridades e representantes da sociedade civil para um diálogo sobre os desafios e avanços das Políticas Públicas do município de Castanhal direcionada ao PCDS. Na oportunidade serão homenageadas pessoas engajadas na luta pela promoção e defesa de Direitos das Pessoas com Trissomia 21(síndrome de Down), além de atrações culturais protagonizados por Pessoas T21”, contou Luiz Gonzaga Araújo.
Na quinta-feira (23), será realizada a cerimônia de entrega dasnovas instalações do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV ), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os gestores responsáveis apresentarão os detalhes técnicos e documentais da execução do projeto que terá a participação do poder municipal, estadual e federal.
A semana termina no sábado, 25, com uma ação de idadania, de 8h às 13h, no CEAPA – Centro de Atendimento à Pessoa com Autismo. Serão oferecidos serviços de avaliação para passe livre, avaliação e encaminhamento para cadeira de rodas e outra demandas. “Nossa expectativa é de conquistar cada vez mais políticas públicas para que cada pessoa com deficiência tenha a sua necessidade atendida, assim como os pais dos deficientes. Queremos dialogar sobre esse protagonismo que todos merecem ter”, contou Luiz Gonzaga Araújo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA